Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/04/2018 ás 10h29

Pesquisa do IFPI propõe substituição de foguetes por veículos maglev

A ideia do projeto é reduzir os custos com exploração espacial.
Pesquisa do IFPI propõe substituição de foguetes por veículos maglev
Edward Montenegro, idealizador do projeto. Foto: Reprodução

O estudante Edward Montenegro, aluno do curso de física do Instituto Federal do Piauí (IFPI), elaborou um projeto ousado em seu trabalho de conclusão de curso. Apaixonado pelo espaço, ele propôs a substituição dos foguetes tradiconais por veículos mais leves, que economizariam mais combustível e teria menor impacto no meio ambiente.

Edwardo afirma que a ideia partiu através de uma observação pessoal, na qual muitos países deixam de explorar o espaço devido aos altos custos que uma expedição dessas exige. "Vários lugares do mundo, incluindo o Brasil, estão sofrendo cores no setor de ciências. No entanto, o espaço é uma vasta área para descobertas. Nisso, surgiu a preocupação em desenvolver novos meios que permitam a exploração dele a um custo menor. Sem contar que mais países também poderiam explorá-lo", comentou. No projeto do estudante, os foguetes atuais seriam trocados por veiculos espaciais que se assemelham aos veículos urbanos, como os trens Maglev, que são encontrados em algumas cidades pelo mundo. Ele se deslocaria por uma pista feito de circuitos indutivos e ao realizar a decolagem, através da tecnologia inductrack, entraria em órbita. Dessa forma os gastos seriam consideravelmente menores e com menor agressão ao meio ambiente.

O orientador de Edward, professor Mestre em Física Ayrton Vasconcelos Lima, afirma que esta foi uma ideia ousada, o que lhe deixou receoso. Mas ao conhecer a pesquisa mais de perto, reconheceu a importância dele e pretende divulgá-la através de artigos em revistas internacionais para que outros cientistas tomem conhecimento do estudo. "A comunidade cientifica internacional precisa tomar ciência disso, para que sejam realizados estudos ainda mais aprofundados, para que o projeto seja considerado de fato viável e assim, ser posto em prática", afirmou.

Comentários
Ciência e Tecnologia
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 17h35
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

9 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp