Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 20/01/2021 ás 20h00 - atualizada em 20/01/2021 ás 18h34

Cartão de crédito: amigo ou inimigo?

Como usar o cartão de crédito ao seu favor
Cartão de crédito: amigo ou inimigo?

Inegavelmente o cartão de crédito é um item muito presente na vida dos brasileiros, fazendo parte de nossas vidas há mais de 60 anos. Existem pessoas que não vivem sem essa ferramenta, e também existem pessoas morrem de medo de ter um. Mas afinal, quando ter um cartão de crédito?

 

O cartão de crédito, quando bem usado, pode trazer muitos benefícios para a vida do portador. Desconto e milhas para viagens futuras, possibilidade de cashback, facilidade nas compras pela internet, maior segurança do que dinheiro em espécie, maior concentração e controle de suas finanças.

Muitas vantagens podem ser citadas aqui, mas todos esses itens só fazem sentido se o cartão escolhido para uso estiver alinhado com as necessidades. Por exemplo, caso use um cartão de crédito para ter milhas de viagens, procure um com anuidade vantajosa, de acordo com o seu ritmo de viagem. Se você não for uma pessoa que viaja muito ao ano, não adianta escolher um cartão de crédito com um super programa de milhas (e uma super anuidade) se você deixar seus pontos vencerem. Outro exemplo que podemos citar é para o controle de suas finanças, para isso escolha um cartão de tenha um bom aplicativo para que acompanhe em tempo real como está a fatura, em que áreas você gasta mais e afins.

 

Porém nem tudo são flores. Se não usado da forma correta o cartão de crédito pode te deixar em maus lençóis. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 8 brasileiros em cada 10 possuem dívidas para pagar no cartão.

Em um cenário no qual a falta de educação financeira e de planejamento se tornou crítica no país, muitas famílias se endividaram por não saber controlar o cartão. Inconscientemente, muitos passam a pensar no cartão de crédito como uma renda extra. Tenha em mente, no entanto, que o cartão não coloca dinheiro no bolso, ele apenas tira!

 

 

AFINAL, AMIGO OU INIMIGO?

Não existe resposta definitiva para isso. O que existe são perfis de bom e mau uso do cartão.

Se você é uma pessoa organizada, que controla os gastos e não compra por impulso, o cartão pode ser uma boa alternativa. Facilita no controle das finanças, a comprar pela internet e pode beneficiar quem gosta de viajar.

Por outro lado, se você é um consumidor compulsivo, não tem costume de anotar os gastos e não consegue se controlar, evitá-lo será a melhor solução. Isto é, uma pessoa desse perfil poderá se prejudicar, caindo em parcelamentos e pagando juros altíssimos, dificultando seu bem estar financeiro.

 

Até a próxima!
Gabi Moes

Comentários
Artigos
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 13h59
32°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp