Quando falamos sobre dívidas, é provável que você ou alguém próximo tenha alguma relação ativa com elas. Hoje, quase 80% da população brasileira está endividada.
Entretanto, ter dívidas não é necessariamente ruim; o problema surge quando não é possível honrar esses compromissos financeiros. Se você está enfrentando dificuldades para pagar suas parcelas ou negociar um acordo que se encaixe na sua realidade financeira, saiba que há opções, como a transferência da dívida.
Negociando a Dívida Atual
Se você está endividado por meio de empréstimos ou financiamentos e não está conseguindo pagar, a primeira atitude a tomar é tentar renegociar a dívida. Procure a instituição financeira em que você tem a inadimplência e tente renegociar de forma que as parcelas se ajustem melhor à sua situação financeira atual.
Transferindo Dívidas de Bancos e Financeiras
Caso a renegociação não resulte em condições satisfatórias, você pode solicitar a transferência do contrato de financiamento ou empréstimo para outra instituição financeira que ofereça melhores condições de pagamento. Para isso, será necessário solicitar um relatório com o Custo Efetivo Total (CET) da dívida na instituição atual. Com esse documento em mãos, você poderá levar a outra instituição e negociar novos termos para o contrato.
Transferindo Dívidas de Cartão de Crédito
Recentemente, também foi permitido realizar a portabilidade de dívidas de cartão de crédito. Se você está devendo em um cartão de crédito de um determinado banco, pode solicitar a transferência dessa dívida para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento. O procedimento é semelhante aos outros tipos de negociação: você deve solicitar um documento com o resumo da dívida e, com ele, negociar com outras instituições financeiras.
É importante lembrar que o ideal é honrar todas as suas dívidas sem inadimplência. No entanto, ao seguir essas dicas de negociação, você protege seu nome e mantém uma boa qualidade de crédito no seu CPF.
Até a próxima!
Gabi Moreira
Mín. 22° Máx. 38°