Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 21/01/2021 ás 11h41
Fonte: Agência Brasil

Prova de Vida: INSS suspende o procedimento até o fim de março

O procedimento deixou de ser exigido em março de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus e a medida vem sendo prorrogada desde então.
Foto: Divulgação

Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano, não terão seus benefícios bloqueados, segundo nota publicada nesta quarta-feira (20) pelo órgão.

A Portaria nº 1.266/2021, no Diário Oficial da União, prorrogou a interrupção do bloqueio de pagamentos dos benefícios até o fim de março.

A comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Entre os fatores que pesaram na decisão para a manutenção da dispensa da renovação de senha está o aumento das internações por Covid-19.

 

Militares inativos

Também foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Defesa que suspende, até 30 de junho, a atualização cadastral para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados.

Nesse caso, o bloqueio de pagamentos por falta de realização da comprovação de vida voltará a acontecer a partir de 01 de julho.

 

 

 

 

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 23h35
25°
Chuva fraca Máxima: 31° - Mínima: 23°
25°

Sensação

6 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp