Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 28/01/2021 ás 15h15
Fonte: Com informações do Portal G1

Paciente venezuelano é diagnosticado com malária em Floriano

O paciente, a família dele e os moradores de casas vizinhas estão sendo monitorados pelas equipes de saúde da cidade.

Um homem natural da Venezuela foi diagnosticado com malária na cidade de Floriano, a 188 km de Teresina. Segundo a Secretaria de Saúde de Floriano, o paciente tem 27 anos e chegou à cidade há duas semanas. Após apresentar sintomas, o homem foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde e fez o teste sorológico que confirmou a suspeita. O paciente segue estável.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente esteve em países da região amazônica, como Suriname e Guiana. O paciente, a família dele e os moradores de casas vizinhas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde da cidade.

Zacarias de Freitas, do Departamento de Endemias da Regional de Saúde, explicou que, apesar da gravidade da doença, o caso não é motivo para preocupação.

"É um caso isolado e que foi trazido por esse paciente já de outras regiões amazônicas, visto que ele é natural da Venezuela e já passou por outros países daquela região", disse.

No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As outras regiões do país têm poucas notificações, mas a doença não pode ser negligenciada devido à alta letalidade.

 

Malária

O Ministério da Saúde define a malária como uma "doença infecciosa febril aguda", causada por "protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles".

Qualquer pessoa pode contrair a malária. Quem apresenta várias infecções da doença pode atingir uma imunidade parcial, com poucos ou quase nenhum sintoma. Até hoje, a imunidade total não foi observada. Não há vacina aprovada contra a doença.

 

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são:

febre alta;

calafrios;

tremores;

sudorese;

dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

De acordo com o ministério, muitas pessoas também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite, principalmente antes da fase aguda.

Comentários
Cidades
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h19
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp