Domingo, 18 de Outubro de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Esportes Futebol

São Paulo demite o técnico Fernando Diniz; Raí também deixa o cargo

O time não vence há sete jogos, seis deles pelo Brasileirão; o auxiliar Marcos Vizolli assume interinamente a equipe.

02/02/2021 08h56
Por: Redação Fonte: Com informações do Globoesporte
Fernando Diniz deixa o São Paulo. Foto: Marcos Ribolli
Fernando Diniz deixa o São Paulo. Foto: Marcos Ribolli

Há mais de um ano no cargo, o técnico Fernando Diniz foi demitido do São Paulo nesta segunda-feira (1º), um dia depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO. Já existia um pressão interna para sua saída. O time não vence há sete jogos, seis deles pelo Brasileirão. O auxiliar Marcos Vizolli assume interinamente a equipe.

Além de Diniz, sai o diretor-executivo Raí, ídolo do clube. Segundo nota publicada pelo São Paulo nesta segunda-feira, Raí pediu para deixar o cargo ao ser informado da demissão do treinador. Ele teve papel importante na manutenção de Diniz neste ano, ignorando a pressão pela demissão do treinador em outros momentos de crise.

Contratado em setembro de 2019, o treinador deixa o clube sem conquistar nenhum título. Foram 74 jogos, com 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas. Em outras duas ocasiões, o treinador esteve suspenso, e o auxiliar Marcio Araújo o substituiu. Araújo, assim como Wagner Bertelli e Eduardo Zuma, membros da comissão técnica de Diniz, também foram demitidos.

A demissão de Fernando Diniz ocorre em um dos piores momentos do São Paulo na temporada. O Tricolor não venceu nenhuma vez no ano, foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil e caiu de líder para quarto colocado.

Com Diniz, nesta temporada, o São Paulo foi eliminado pelo Mirassol, nas quartas de final do Campeonato Paulista, caiu na fase de grupos da Libertadores, não passou pelo Lanús na Copa Sul-Americana e alcançou a semifinal da Copa do Brasil, mas foi derrotado pelo Grêmio.

Raí e Fernando Diniz em atividade do São Paulo. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Apesar das frustrações em mata-matas, Diniz se manteve no comando do time graças à boa campanha do São Paulo no Brasileiro. A equipe liderou boa parte do torneio, mas não conseguiu se recuperar dos tropeços recentes.

Raí chegou ao clube em 2017 com a missão de comandar o departamento de futebol. O ídolo tricolor passou três anos sob críticas por causa das trocas constantes de treinadores e contratações que não deram certo. Ele não conseguiu tirar o São Paulo da fila de títulos, que já dura oito anos.

Com a troca de presidentes, em janeiro, Raí aceitou convite de Julio Casares para permanecer no clube até o final do Brasileiro – o time liderava o torneio até então. Para a vaga de Raí, o São Paulo já contratou o diretor Rui Costa, que teve passagens por Grêmio, Chapecoense e Atlético-MG. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Teresina, PI
Atualizado às 04h01
26°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 39°

27° Sensação
11.12 km/h Vento
69% Umidade do ar
20% (0.11mm) Chance de chuva
Amanhã (19/10)

Mín. 25° Máx. 40°

Tempo limpo
Terça (20/10)

Mín. 21° Máx. 41°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias