Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
A Força da Notícia
Postada em 04/02/2021 ás 08h43 - atualizada em 04/02/2021 ás 08h48

A Força da Notícia: Sádia Castro reúne-se com auditores(as) ambientais da Semar para aprovar nova IN de Licenciamento

Com Notícias do Brasil e do mundo - Por Elizabeth Zanovello
A Força da Notícia: Sádia Castro reúne-se com auditores(as) ambientais da Semar para aprovar nova IN de Licenciamento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAR) deu mais um grande passo na gestão ambiental do Estado. Com objetivo de deixar mais claro, direto e fácil, os procedimentos referentes ao licenciamento foram apresentados hoje (03/01) a primeira versão da nova instrução normativa de licenciamento ambiental estadual.

“Recebi de um grupo de Auditores e Auditoras Fiscais Ambientais da Semar, as primeiras considerações sobre a revisão do licenciamento, que é de suma importância, pois normatiza todo o rito inerente ao licenciamento ambiental no estado do Piauí. Isso é uma necessidade sentida há muito tempo pelos técnicos, que iniciaram os trabalhos com um grupo reduzido, mas, que a partir de agora, contará também, com as minhas análises e com as considerações dos demais auditores,” explica a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro.

O Auditor Fiscal Ambiental, Felipe Gomes, destaca que o licenciamento ambiental é muito complexo, envolve uma série de instrumentos normativos, tanto no âmbito estadual, como federal, há ainda outros órgãos que se envolvem no licenciamento ambiental, como o IPHAN, ICmbio.

“O que estamos fazendo é regulamentando o rito administrativo interno, da Semar, nessa relação entre técnicos/ gestão e na relação gestão/público externo, que são os interessados. Estamos consolidamos entendimentos, compilando normas e regras, tudo que está em volta do licenciamento ambiental para facilitar, no sentido de se oferecer uma visão global de todo licenciamento para que a Semar estabeleça um pensamento único a respeito de certos ritos para embasar decisões administrativas”, ratifica Felipe Gomes.

Foi estabelecido o prazo de 10 dias para incluir as novas considerações para depois, enfim, lançar a versão final desse documento. “A minuta que foi entregue a secretária, visa atender as necessidades dos empreendedores, consultores, auditores e da própria gestão quanto ao procedimento do licenciamento ambiental do Estado. O documento assim que revisado e aprovado irá complementar a resolução Consema 33 lançada em 2020, que facilitará muito a gestão ambiental do estado do Piauí”, afirma a Auditora Fiscal Ambiental Catharina Teixeira.

Em junho de 2020 a Semar finalizou a reformulação da nova resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), que foi feita considerando a necessidade de fixar e esclarecer ao máximo os procedimentos para a instrução de processos de licenciamento ambiental estadual, definindo as tipologias de empreendimentos e as atividades passíveis de licenciamento ambiental de âmbito municipal e estadual.

“A última atualização da CONSEMA foi feita há 11 anos e não incluía os procedimentos como o de energia solar, que está chegando fortemente ao Piauí, sendo, hoje, o terceiro maior estado produtor de energias renováveis solar e a Consema anterior não previa o regramento para este tipos de empreendimentos”, frisa a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro.

Concomitante a revisão do licenciamento e a atualização da CONSEMA, a SEMAR vem desenvolvendo uma versão mais moderna do seu site institucional aliado ao ‘Sistema Integrado de Gestão Ambiental’, que vai possibilitar o acompanhamento de todo o trâmite do licenciamento de forma virtual, previsto para ser lançado até o próximo mês.

“Ao todo estamos desenvolvendo 4 instrumentos para que o Estado do Piauí chegue numa fase de atualização ampla e total em relação a Gestão Ambiental. O licenciamento é o coração da Semar, é ele que faz o órgão ambiental pulsar através da economia, que se move com a chegada dos empreendimentos, que geram emprego e renda e ICMS”, finaliza a secretária Sádia Castro.

Fonte: Assessoria da SEMAR

A FORÇA DA NOTÍCIA -Uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários apresenta informações de credibilidade, demonstrando aos leitores confiança, ética profissional e compromisso.

A colunista é apaixonada por viagens, cinema, poesia, literatura, arte e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece, a jornalista é Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A e Colaboradora como entrevistadora da Lucienne em Revista. Formada em Moda e Pós-graduada em Negócios e Styles de Moda, presta assessoria de moda à diversas empresas. Assina a coluna: A Força da Notícia Portal Clube Notícias, Nome e Sobrenome da Revista Público A. Associada a FEBRACOS - Federação de Colunistas Sociais do Brasil.

Comentários
Artigos
Sobre
A Força da Notícia
Uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários apresenta informações de credibilidade, demonstrando aos leitores confiança, ética profissional e compromisso.
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 22h36
25°
Chuva fraca Máxima: 36° - Mínima: 25°
25°

Sensação

28 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp