Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 04/02/2021 ás 21h11 - atualizada em 04/02/2021 ás 21h02

O Caso GameStop e o Mercado

O que o short squeeze da GameStop nos ensina

Na última semana short squeeze nas ações da GameStop deu no que falar. Uma multidão de pequenos investidores entrou em acordo em um fórum de investimentos sobre comprar a ação da rede de lojas de videogames americana GameStop, uma empresa que já vem tendo problemas nos seus resultados e por isso estava desvalorizada.

No início do ano a ação da empresa custava por volta de US$ 20. Em um único mês ela chegou a ultrapassar US$ 400, com mais de 2.000% de valorização, deixando atônitos investidores de grande porte que tinham posições vendidas no papel, ou seja, que estavam posicionados para ganhar na queda.

 

Deixe-me tentar explicar a situação, que o mercado chama de short squeeze.

No mercado de imóveis, você não poderia alugar uma casa e, em vez de morar nela, vendê-la. No mercado financeiro, entretanto, isso é possível. Um investidor pode alugar uma ação e vendê-la. É claro que vai precisar comprá-la depois para devolver ao proprietário. E por que ele faz isso? Porque aposta que a ação vai estar mais barata à frente.

Com toda esta situação grandes fundos tiveram que liquidar suas posições antes que o preço da ação subisse mais (e o prejuízo aumentasse), ficando em uma situação bem ruim.

 

O ato de combinar algo no mercado para gerar um movimento em determinada ação, além de atípica, é ilegal. A regulação proíbe esse tipo de ação, chamada de ataque especulativo. Mas então porque isto aconteceu?

Difícil elencar somente um motivo e muito se vai especular ainda sobre a origem do movimento e interesses envolvidos. Porém destaco que com o crescente número de investidores individuais nas bolsas criou-se uma polaridade entres estes investidores comuns e os grandes do mercado.

 

É como se as “sardinhas” quisessem ensinar uma lição aos “tubarões”.

 

Entretanto, se houverem mais casos como o da GameStop, pode ser que a regulamentação aumente para os pequenos investidores, podendo até inviabilizar determinadas transações.

 

Importante lembrar que o mercado é uma ferramenta de financiar empresas, que geram empregos, e, do outro lado, ajudar quem é sócio ou credor a realizar sonhos a partir de retornos interessantes. É um ganha-ganha.

O que falta ainda é que todos que estão dentro deste mercado saibam disso.

 

 Até a próxima!

 

 

Gabi Moes

 

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 02h43
27°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
29°

Sensação

9.6 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp