Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 17/05/2018 ás 18h12 - atualizada em 17/05/2018 ás 18h18

Cachaça Lira leva o melhor da bebida nordestina no Cidade Junina

Com mais de cem anos de produção, o diretor do grupo Lira afirma que o segredo do sucesso é o amor e carinho no processo de produção
Cachaça Lira leva o melhor da bebida nordestina no Cidade Junina
Igor Lira, diretor administrativo da cachaça Lira. Foto: Divulgação

Entre os dias 09 e 16 de junho será realizado em Teresina, Cidade Junina. O evento exalta a cultura popular nordestina, contando com o apoio de parceiros que mostram o que há de melhor em cada setor no nosso estado. Um deles é a cachaça Lira, que representa o que há de melhor nesta bedida tão comum em nossa região, com sabor marcante e traços de produção artesanal.

A história do grupo Lira se confunde com a do nosso Estado. Em 1915, após perder a lavoura em São Pedro do Piauí, Francisco Lira, conhecido como Coronel Chico Lira, se mudou para a cidade de Amarante, onde adquiriu um sítio e instalou um processo de irrigação criado por ele próprio, dependendo menos das águas da chuvas em sua produção. Nas terras eram produzidos diversos produtos derivados da cana-de-açúcar, como a rapadura, o melaço e a cachaça. No entanto, algumas vezes seus produtos tiveram quedas de produção e sofriam com a concorrência do mercado, existindo períodos onde a fábrica até foi fechada. Em 2006, os netos do Coronel decidiram revitalizar a fábrica e investir de forma mais ativa na produção, adquirindo maquinários cada vez mais modernos, aumentando a quantidade de litros produzidos, saltando de 27 mil litros por ano para 60 mil litros por ano, números que devem ser dobrados até o ano de 2023, com o produto sendo vendido nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Igor Lira, diretor administrativo do grupo Lira, afirma que o diferencial da marca está na forma em que ele é feito, pois o consumidor sente em cada gole a dedicação dos trabalhadores que participaram do processo produtivo da bebida. "Sempre digo que a receita de uma boa cachaça está na internet. Nós não temos segredos, mas sem dúvida nossa grande diferença está no amor que temos na nossa fábrica. Cuidamos da nossa receita da forma que tem que ser, produzindo uma cachaça com todo amor e carinho e tenho certeza que quem degusta sente isto", afirmou.

Participando pela segunda vez no Cidade Junina, o diretor considera importante a abertura que o evento disponibiliza para as marcas locais, pois torna mais próxima a relação delas com os clientes. "A principal característica do Cidade Junina é valorizar aquilo que é nosso, que é do Piauí. O Cidade Junina é um dos pricipais eventos do nosso Estado e dá espaço para que as marcas locais sejam visíveis, algo que é muito importante, pois torna possível esta aproximação entre cliente e a própria marca. São poucos eventos que permitem isto", comentou.

A Cidade Junina é uma realização da Associação Cultural Maria do Amparo Alencar (AACEMA), com promoção do Clube Notícias. Dentro da programação da 24° edição da Cidade Junina contará com shows musicais, apresentações de humor, feira de produtos e serviços e ainda o tradicional festival de quadrilhas juninas. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

Comentários
Cidade Junina
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 02h41
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 23°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp