Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/02/2021 ás 18h32

Greve dos ônibus segue por tempo indeterminado e população sofre com falta de transporte

A paralisação já está em seu terceiro dia nesta quarta-feira (10).
Foto: Reprodução

Hoje (10), a greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo municipal já está em seu terceiro dia e ainda não tem previsão de término. Até o momento, não houve nenhuma negociação concreta entre os grevistas e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut).

Francisco Sousa, secretário de previdência e assistência social do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (Sintetro), conta que os servidores irão se reunir nesta quinta-feira (11) para discutir novas diretrizes e os rumos do movimento na capital.

 

Decisão

Em decisão liminar emitida nesta segunda-feira (08), o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina determinou que as autoridades municipais e os consórcios das empresas de transporte adotem todas as medidas para garantir a disponibilidade de 70% da frota de ônibus coletivos nos horários de pico - eferentes a segunda a sexta das 06:00 às 09:00h e das 17:00 às 19:00h, aos sábados: 6 às 9h e das 12 às 15h - e 30% nos demais horários. Contudo, a decisão não foi acatada e os ônibus não circularam na cidade, causando transtorno na população que necessita do transporte público para se deslocar pela cidade.

Procurados pelo Portal Clube Notícias, o Setut em nota informou que “lamenta que a população da capital esteja sendo, mais uma vez, prejudicada com a falta de transporte coletivo. E informa que tem se esforçado para manter os veículos em circulação nas ruas, com o objetivo de atender a demanda de passageiros na capital. A entidade reitera que, de forma alguma, compactua com o impedimento da saída dos ônibus nas garagens, o que o SINTETRO vem realizando e contribuindo assim para a redução da frota.”

Durante a paralisação, transportes alternativos foram cadastrados para atenderem às demandas da população teresinense. Contudo, a STRANS chama atenção para posturas abusivas por parte de veículos não cadastrados para a prestação do serviço, nos quais muitas vezes estão cobrando valores excessivos para a passagem, lembrando que a tarifa cobrada deve ser de R$ 4,00 (quatro reais) e que o usuário não deve pagar um valor acima do previsto. 

 

População frente a paralisação

Em meio ao embate entre motoristas e cobradores e empresários, a população de Teresina fica desamparada. A dificuldade em se deslocar pela cidade que já era grande devido a pandemia, agora está maior.

Na manhã desta quarta-feira (10), uma iniciativa chamou a atenção de muitos e circulou as redes sociais da capital. O vereador Ismael Silva gravou o trajeto feito de sua casa até a Câmara Municipal, utilizando o transporte público de Teresina.

Foto: Instagram

Na ocasião, o vereador relata que a experiência seria para fiscalizar se o transporte coletivo estava de fato circulando na cidade assim como deveria. A iniciativa repercutiu nas redes sociais.

 

Em entrevista, Ismael fala sobre a experiência. “O que me levou a fazer isso foram as muitas denúncias que venho recebendo sobre o funcionamento do serviço de transporte público nos últimos dias. Como ontem tinha sido emitido uma decisão na Justiça, hoje na condição de vereador, cidadão, fiscal e pagador de impostos, fui in loco exercer minha função de fiscalizadora. Utilizei o transporte público daqui da grande Santa Maria até a Câmara Municipal, e passei cerca de 30 minutos na parada. Nenhum ônibus do sistema regular passou e acabei pegando o transporte alternativo cadastrado pela STRANS”, conta.

Ismael também relata que durante o trajeto nenhum ônibus foi visto circulando, constatando que houve uma desobediência da decisão judicial. A greve, segue e nenhuma medida concreta foi tomada.

Foto: Instagram

 

Foto: Instagram

 

Comentários
Geral
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 02h43
27°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
29°

Sensação

9.6 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp