Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 11/02/2021 ás 22h33

Liberdade ou independência financeira?

Você sabe a diferença entre liberdade e independência financeira?

Liberdade e independência financeira andam juntas, sendo assuntos exaustivamente abordados em textos ou em vídeos no Youtube por aí. Mas afinal, o que exatamente significa cada um destes nomes?

 

Resolvi falar um pouco sobre liberdade e independência financeira, a fim de ajudar você a compreender um pouco melhor estes conceitos e conhecer suas principais diferenças para que você consiga atingi-los, na prática, ao longo do tempo.

 

Independência financeira

A independência financeira total acontece quando você acumula um determinado patrimônio durante um certo período da sua vida de modo que este montante acumulado seja suficiente para gerar uma renda mensal que supra todas as suas necessidades. Atingir a independência financeira significa não depender financeiramente de nenhum outro ganho – como um salário, por exemplo.

 

Liberdade financeira

A liberdade financeira, neste caso, nada mais é que a liberdade que um indivíduo alcança no campo das finanças. Atingido o patamar da liberdade financeira, é possível tomar decisões financeiras com maior tranquilidade – como optar ou não, por exemplo, por realizar um trabalho.

 

Para atingir a independência financeira é necessário passar por alguns estágios que já se enquadram na liberdade financeira.

O primeiro estágio da independência financeira é quando você possui dinheiro suficiente para viver um período sem salário. Este prazo é entre dois meses até um ano. Ele pode ser interpretado como ter uma reserva de emergência, por exemplo. Chamamos esse estágio de liberdade de curto prazo.

O segundo estágio é a liberdade das dívidas que impedem que alcance a sua independência. Sem dívidas é possível uma melhor organização do orçamento e desenvolvimento do planejamento financeiro. Chegar a este estágio é difícil para muitos brasileiros. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) em dezembro de 2020 apontou que 66,3% dos brasileiros estão endividados.

Com a evolução do planejamento, chegamos ao terceiro estágio: a liberdade de emprego. Se a sua receita principal faltar, você tem uma segunda fonte e poderá viver assim por mais tempo sem muita dificuldade.

O último estágio é o conceito de independência financeira citado anteriormente.

 

Por isso, na hora de pensar em independência financeira considere, em primeiro lugar, a liberdade financeira – que é mais fácil de ser conquistada.  Uma vez alcançada, a liberdade financeira tem o poder de abrir os caminhos para a conquista da tão sonhada independência financeira, que tende, neste cenário, a chegar muito mais rápido do que você imagina.

 

E então, que tal começar a pensar na sua liberdade financeira?

 

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 18h56
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp