Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 04/03/2021 ás 13h43 - atualizada em 04/03/2021 ás 13h50

Audiovisual e o feminino: protagonismo feminino nas telonas de cinema

Mulheres são destaques como heroínas, em filmes de ação e em produções nacionais .
Audiovisual e o feminino: protagonismo feminino nas telonas de cinema
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dia 08 de março é mais um dia para celebrar toda a garra, força e determinação das mulheres. Após anos de luta, elas alcançaram destaque em várias áreas da sociedade. Mas ainda não é o suficiente, é preciso continuar trilhando caminhos em busca de igualdade e direitos.

 

No cinema elas já quebraram muitas barreiras, hoje dominam a telona, não apenas com papeis de destaque, mas também na direção de grandes filmes.

O sucesso de Mulher-Maravilha é um exemplo, o filme é muito significativo para as mulheres. Depois de um longo reinado masculino nas produções baseadas em HQs, a heroína enfim teve o reconhecimento merecido. O primeiro filme foi lançado em 2017 e com o sucesso voltou às telonas em 2021. A produção, além da protagonista feminina, traz também uma mulher que assume a direção.

Em passagem pelo Brasil na CCXP em 2019, a atriz que dá vida à Mulher-Maravilha, Gal Gadot destacou a importância do papel na sua carreira “Esse é o maior filme que já fiz. Nós filmamos de verdade a maior parte disso. E não é fácil, precisei de ajuda com as cenas de ação, mas foi incrível”.

Para a diretora Patty Jenkins, a Mulher-Maravilha representa muito bem as mulheres. “Ela é uma heroína do nosso tempo. Ela é durona, mas também gentil. Ela é a heroína do futuro”, destacou no mesmo evento.

No filme, que continua em cartaz no Cinemas Teresina, a heroína enfrenta outra personagem feminina poderosa, a Mulher Leopardo, interpretada por Kristen Wiig.

 

Mulheres no cinema nacional

No cinema nacional, quem também ressalta esse protagonismo feminino é a atriz Débora Falabella com sua personagem Dani, em “Depois a Loca sou Eu”. A comédia nacional conta ainda com a direção de Júlia Rezende e é baseado no livro autobiográfico de Tati Bernardi.

O filme fala de um tema bem atual que é a ansiedade e a importância de cuidar da saúde mental. A personagem Dani é diagnosticada desde criança e luta para controlar seus medos e “sobreviver a si mesma”, como descreveu a diretora Júlia Rezende em entrevista à folha de São Paulo.

Para Falabella a personagem lhe trouxe coragem, inspiração e uma identificação: “não ter medo de se sentir desadequada e, mesmo assim, ir atrás das coisas que ela luta. Neste ano, penso que quem não está ansioso, está alienado, devido a tudo que aconteceu”, disse a atriz também em entrevista.

 

Filmes de ação e mulheres

O gênero de ação comumente é estrelado por homens. Mas as mulheres já vêm dominando esse cenário e conquistaram o público com grandes e eletrizantes filmes de ação. A atriz Milla Jovovich, para muitos, é considerada a maior heroína do cinema de ação da atualidade.

O currículo da ucraniana possuiu grandes sucessos como Hellboy, a franquia Resident Evil, Joana D’Arc, O Quinto Elemento e muitos outros. Em entrevista no Brasil durante a CCXP em 2016, a atriz falou do orgulho em ser uma representante femininas nos filmes de ação: “Mulheres são incríveis, tenho orgulho de ser uma que está representando as outras”.

O mais recente sucesso de Milla do gênero é o blockbuster Monster Hunter, uma adaptação de um famoso videogame. No longa ela vive a tenente Artemis e junto com seus soldados são transportados para um novo mundo, sendo obrigados a lutarem por suas vidas na luta contra bestas gigantes.

 

Todos estes filmes com protagonistas femininas, continuam em cartaz no Cinemas Teresina. Devido ao Decreto Estadual Nº 19.479 que trata da redução no horário de funcionamento das atividades comerciais, o Cinemas Teresina está funcionando até as 21h. O cinema ainda reforça que segue todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos competentes como álcool disponível nas dependências do cinema, obrigatoriedade de uso de máscaras, distanciamento entre poltronas, dentre outros.

Comentários
Cultura
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 13h39
32°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp