Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Demóstenes Ribeiro
Postada em 05/03/2021 ás 13h51

Cuidados com os exercícios no pós-Covid

Uma dúvida muito comum é quando retornar e como retornar às atividades físicas depois de vencer a covid, confira agora as principais recomendações!
Foto: Arquivo Pessoal

Uma dúvida muito comum é quando retornar e como retornar às atividades físicas depois de vencer a covid. Com isso, especialistas criaram um protocolo com recomendações para sanar esse tipo de dúvida.

Os possíveis efeitos do coronavírus no sistema respiratório, e principalmente no coração, podem afetar a prática esportiva. Com isso, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE (SBMEE) e a SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA publicaram juntamente um documento com orientações para o retorno seguro às atividades físicas pós-covid.

De acordo com as entidades, a forma como se dará o retorno às atividades físicas depende do tamanho do estrago que a doença provocou.

Casos mais graves, em geral provocam mais sequelas que demoram mais tempo para sumirem. E cada uma dessas complicações vai exigir uma avaliação profissional para verificar quanto o interferem no exercício físico.

Independente de tudo isso, o retorno deve ser gradual. E atenção: nem pensar em manter o mesmo ritmo de treino logo nas primeiras sessões.

Após se livrar do vírus, a recomendação geral da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) continua a mesma: são pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia moderada por semana, ou 75 minutos de atividade intensa. E 2 sessões semanais de musculação.

Pessoas que foram internadas em decorrência da covid, possuem um risco maior de sequelas cardíacas como a MIOCARDITE.

No documento da SBMEE e SBC, além do ECG (eletrocardiograma), são listados exames adicionais que podem realizados. O TESTE CARDIPULMONAR DE EXERCÍCIO seria o principal. Ele é considerado o padrão-ouro na avaliação da capacidade de ventilação dos pulmões.

 

As pessoas que foram entubadas ou tiveram lesões cardíacas comprovadas demandam supervisão mais próximo. por fim, é importante fazer um acompanhamento prolongado e estar sempre atento a sinais do corpo, pois não estão livres de manifestações tardias.

 

Comentários
Artigos
Sobre
Demóstenes Ribeiro
Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 01h05
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 36° - Mínima: 25°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp