Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 06/03/2021 ás 15h49 - atualizada em 17/03/2021 ás 11h01

Mulheres que Inspiram: Sarah Menezes, o ouro piauiense que nos estimula a vencer

Recentemente, ela também foi a primeira mulher piauiense a receber o título de kodasha, graduação de alto nível conquistada por aqueles que alcançam o 6º Dan da arte marcial.
Mulheres que Inspiram: Sarah Menezes, o ouro piauiense que nos estimula a vencer
Foto: Divulgação/COB

Os primeiros passos da menina para se tornar uma mulher se inspiram naquela que está mais próxima da gente. Dona Olindina Menezes, mãe da medalhista olímpica em Londres 2012, Sarah Menezes, é a mulher que inspira a atleta em cada subida aos tatames. Na judoca tem um pouco da força, da coragem e determinação que a mãe estimula.

Determinação esta que fez com que Sarah entrasse para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste no Judô em Jogos Olímpicos. Recentemente, ela também foi a primeira mulher piauiense a receber o título de kodasha, graduação de alto nível conquistada por aqueles que alcançam o 6º Dan da arte marcial.

O contato de Sarah no esporte começou cedo. "Atuo na área desde dos 9 anos. O Início foi na escola. Minha mãe que me inspira muito pela sua determinação. Na minha profissão a Rosicleia Campos é uma inspiração porque é uma mulher que sempre está na luta defendendo toda equipe", diz atleta.

Sarah Menezes é uma referência no esporte assim como outros tantos nomes como a jogadora de futebol Marta, a ginasta Daiane dos Santos, a atleta Maurren Maggi e a judoca Rafaela Silva. Todas elas inspiram a persistência, a determinação e insistência para alcançarem no esporte os seus objetivos. E a cada passo de cada uma delas, a luta por igualdade de gênero ganha uma conquista.

Sarah Menezes e Rosicleia Campos. Foto: Arquivo Pessoal

E a cada olímpiada cresce ainda mais a participação das mulheres. A primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos foi em 1932. No entanto, somente mais de um século depois foi que subimos ao pódio com eles. Em 2012, quando Sarah se tornou a primeira piauiense com medalha de ouro olímpica, foi quando as mulheres competiram em todas as modalidades esportivas. E a participação delas em Tóquio 2021 deve chegar à marca de 48%.

A luta por igualdade entre homens e mulheres é algo presente na vida de Sarah no esporte. Elas têm buscado cada vez mais ocupar os espaços de poder nas diferentes áreas. "Eu vejo a vida da mulher. É muito dura. Muitos trabalhos perante a sociedade. E ser mulher significa vida. Ser emponderada é ser uma pessoa com decisões e ter poder", revela.

Cinco anos após a conquista histórica da piauiense, a Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF), registrava um recorde. Cerca de 1.400 jovens, entre homens e mulheres, se inscreviam numa competição de judô em Teresina. Uma consequência direta da referência que Sarah é considerada para todos. São pequenos e pequenas que observaram na atleta uma inspiração para seguir os caminhos do esporte. 

E para ajudar realizar o sonho dos nossos pequenos atletas, um ginásio que leva o nome de Sarah Menezes foi inaugurado no final do ano de 2020 no bairro Morada do Sol, na zona Sul de Teresina. Além do judô, no local vai funcionar como escolinha de Capoeira e Tai Chi Chuan também. 

Foto: Reprodução

"A mensagem que deixo é que todas as mulheres sejam felizes e que todas conquiste seus objetivos e que faça por onde", esta é a palavra de incentivo que a nossa medalhista de ouro deixa para todas mulheres. Não desistam de seu objetivo e persista. Sarah Menezes é mais uma, dentro de dentro dos esportes, inspira a todos e a todas.

Comentários
Mulheres Que Inspiram!
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 01h55
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 23°
29°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp