Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Demóstenes Ribeiro
Postada em 13/03/2021 ás 15h22

Atividade física é fundamental para o equilíbrio emocional

Exercitar-se é uma excelente maneira de adquirir e manter a saúde, assim como de prevenir doenças.
Foto: Arquivo Pessoal

Exercitar-se é uma excelente maneira de adquirir e manter a saúde, assim como de prevenir doenças. Inclusive a prática de ATIVIDADE FÍSICA regular ajuda a manter a mente saudável, auxilia na tomada de decisões e proporciona o bem estar emocional. Principalmente em tempos complicados que estamos passando.

 

A atividade física quando praticada sistematicamente, inibe o aparecimento de muitas alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, e também, na reabilitação de determinados casos que atualmente contribuem para o aumento dos índices de morbidade e mortalidade.

Quando uma pessoa está se exercitando, alguns hormônios são liberados, como a endorfina, que cria uma grande sensação de bem estar e felicidade, além de reduzir o estresse. Desta forma, o exercício físico auxilia no combate de doenças como a depressão, ansiedade, transtornos mentais e também melhora as relações sociais.

A endorfina liberada com a prática do exercício físico, é conhecida como hormônio da alegria, que promove a sensação de bem estar, euforia e que alivia dores. Outro hormônio que também é liberado com a prática do exercício físico é a dopamina, que proporciona um efeito tranquilizante e analgésico.

Tais alterações promovem uma sensação de bem estar e de relaxamento no pós-esforço. E, em geral, as pessoas conseguem manter, em longo prazo, um estado de equilíbrio psicossocial mais estável frente às ameaças do meio externo como o corona vírus.

Os psicólogos ressaltam a importância do diálogo dos Profissionais de Educação Física com os clientes no sentido de escolher atividades físicas que tenham mais afinidades.

O ideal seria que todo mundo tivesse condições de frequentar uma academia devidamente registrada no Conselho Regional de Educação Física, e que fossem orientadas por Profissionais de Educação Física, mas como essa condição não contempla a grande maioria das pessoas, uma simples caminhada diária de 30 minutos já apresenta bons resultados.

Comentários
Artigos
Sobre
Demóstenes Ribeiro
Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 20h04
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 25°
36°

Sensação

6 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp