Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 15/03/2021 ás 15h07 - atualizada em 17/03/2021 ás 11h01

Mulheres Que Inspiram: Silvana Miranda e o enfrentamento diário aos obstáculos

A trajetória de Silvana Miranda motiva e incentiva a todos que é possível enfrentar os obstáculos para deixar o mundo melhor.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A mulher somente por ser mulher já enfrenta dificuldades e preconceitos no dia a dia. E ser mulher e ao mesmo tempo ser cadeirante, aumentam experiencias como essas no cotidiano. Silvana Miranda teve paralisia infantil aos 8 meses de idade e isso mudou sua vida. Desde criança ela depende de cadeira de rodas para se movimentar na cidade. Ela sente na pele os problemas da falta de acessibilidade.

“A mobilidade continua sendo uma das maiores dificuldades. As ruas de Teresina são de péssima qualidade para cadeirantes. Apesar de toda a legislação existente, a acessibilidade é bastante precária, tanto nas vias, como em logradouros públicos”, revela Silvana.

Os obstáculos não são somente os físicos, são também sociais: o preconceito, a falta de educação das pessoas, o despreparo da cidade para atender aqueles que têm alguma necessidade especial.

Foi no sentido de ultrapassar esses obstáculos e construir uma luta para derruba-los, que Silvana juntamente com uma amiga, em 2005 fundou a Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMTE). Ela é atualmente a vice-presidente da associação que atualmente conta com aproximadamente cem associados.

Ela inspira aos outros cadeirantes da possibilidade de enfrentarem as dificuldades e lutarem por seus objetivos. “A minha luta na ASCAMTE, é de sempre incentivar nossos associados a enfrentar seus medos e preconceitos interiores que, muitas vezes, nos atrapalham no mundo lá fora. É de fazê-los conscientes de suas capacidades para que possam caminhar sozinhos, independentes”, diz.

Um dos principais desafios do grupo é cobrar a execução de políticas públicas em prol dos cadeirantes. E não é fácil pois Teresina tem um dado muito ruim: é a sexta pior capital do país em acessibilidade nas calçadas. O levantamento é de 2019, do Mobilize Brasil, portal sobre mobilidade urbana sustentável. O estudo aponta que os programas de requalificação das calçadas ‘parece ter ficado restrito ao Centro e às áreas mais ricas da cidade’.

Apesar do problema, a cidade possuí políticas públicas que ajudam na inclusão dos cadeirantes na sociedade, como as vagas para pessoa com deficiência e o transporte eficiente. Essas conquistas também fazem parte da ASCAMTE. “O objetivo é de buscar uma melhor qualidade de vida para o segmento dos cadeirantes, tão necessitado de dignidade e respeito”, afirma.

A ASCAMTE cumpre o seu papel de reivindicar as ações do Governo e Prefeitura para incluir as pessoas com necessidades especiais. “Na minha opinião, o Poder Público só precisa cumprir as leis referentes a pessoa com deficiência já existentes. Fazendo isso já ajudaria bastante e facilitaria nosso dia a dia”, defende a vice-presidente.

Há 30 anos lutando pela causa, Silvana revela que apesar dos preconceitos segue firma na luta contra os preconceitos. “Com muito orgulho. Ser mulher, em um mundo machista como o nosso, não é fácil. Mas se olharmos para trás, podemos vislumbrar muitas conquistas e vitórias, apesar de toda uma trajetória de dor, preconceito e discriminação que, ainda hoje, se faz presente”, revela.

A trajetória de Silvana Miranda motiva e incentiva a todos que é possível enfrentar os obstáculos para deixar o mundo melhor. “O fato de ter superado minhas limitações físicas e ter saído da minha ‘zona de conforto’, no caso, minha família, e enfrentar o olhar de uma sociedade preconceituosa”, como ela mesmo diz, inspira também a resistir e lutar por aquilo que defendem.

“Ser mulher é uma dádiva divina. Ao mesmo tempo delicadeza e fortaleza, flor e espinhos. É ter autonomia para fazer suas escolhas, ter domínio de sua vida e conquistar seu espaço de forma digna. Eu gosto de ser mulher. Tenho orgulho de ser mulher”, finaliza Silvana, uma mulher que inspira coragem e resiliência.

Comentários
Mulheres Que Inspiram!
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 17h18
33°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
37°

Sensação

11 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp