Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 20/03/2021 ás 07h57 - atualizada em 19/03/2021 ás 20h57
Fonte: Com informações da Cidade Verde

Em vídeo, técnica de enfermagem que atendeu paciente no chão faz apelo

Em vídeo, ela expõe um pedido de socorro e como os profissionais se expõe ao risco de estresse de trabalhar no limite.

A técnica em enfermagem Polyena Santos da Silveira, que prestou os primeiros atendimento ao paciente que morreu nesta quinta-feira (18) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina fez um vídeo fazendo um apelo aos teresinenses.

Em vídeo, ela expõe um pedido de socorro e como os profissionais se expõe ao risco de estresse de trabalhar no limite e também apela para que as pessoas sigam as medidas de controle do coronavírus.

"Não vamos esperar chegar dentro da sua casa pra você entender que não são números, são vidas e vida é sempre o amor de alguém. A gente perder quem a gente gosta, dói. Aquela cena é verídica [...] eu estava na equipe, foi no meu plantão. O sistema de saúde tá lotado, tá colapsado. Eu faço um apelo: se puder evitar de sair, evite! evite pela sua mãe, pelo seu pai, evite pelo seu vizinho. Não temos vaga, não temos leito. Nós, profissionais da saúde, estamos sofrendo, estamos com o psicológico cansado e esse apelo fica na esperança de ser atendido", fala.

Ela enfatiza que o sistema de saúde está colapsado e não há vagas. Com oito anos de profissão, Polyena Silveira diz que nunca presenciou situação semelhante. 

"Eu nunca vi o sistema de saúde como estou presenciando. O sistema de saúde colapsou, sim. Não tem vagas, não temos leitos. Faço parte da equipe que recebeu o paciente ontem. O paciente deu entrada em parada cardiorrespiratória, não tínhamos leito, não tínhamos monitor, não tínhamos ventilador. Mas, o que podíamos fazer, foi feito. A gente tá com essa falta de equipamento porque a demanda de paciente tá muito alta e, consequentemente, vai faltar, como está faltando. Fizemos mais de seis ciclos de reanimação cardiopulmonar e, infelizmente, não conseguimos trazer o paciente de volta", disse Silveira. 

A Fundação Municipal de Saúde se manifestou sobre o caso:

A Upa do Promorar informa que o paciente em questão foi trazido para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorespiratória, e foi recebido por um equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras. Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito.

Comentários
Geral
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 14h32
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

13 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp