Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Demóstenes Ribeiro

Demóstenes Ribeiro

Postada em 22/03/2021 ás 10h54

Aumento de força muscular prolonga vida de idosos

Baixos níveis de força podem aumentar em mais de 2 vezes a taxa de mortalidade.
Aumento de força muscular prolonga vida de idosos
Foto: Reprodução

Um estudo juntou dados de diversas pesquisas, consistindo numa revisão de literatura com 57 estudos, totalizando mais de 15.000 pessoas envolvidas. Os estudiosos buscaram entender como se comportam as perdas de força dos músculos que atuam na articulação do joelho durante o envelhecimento de homens e mulheres.

Foi observado um declínio brusco na perda de força muscular numa certa idade. Para os músculos extensores de joelho foi observada uma quedar brusca nos homens a partir dos 67 em média. Já para as mulheres essa perca ocorria bem antes, quando atingia apenas 42 anos.

Essa conclusão gera reflexões muito importantes, pois baixos níveis de força podem aumentar em mais de 2 vezes a taxa de mortalidade. 

A perda de força por 2 principais motivos: ENVELHECIMENTO NATURAL - com o avanço da idade todos os sistemas do organismo começam a falhar, e o hormonal não é diferente.  E isso provoca grandes alterações hormonais (menopausa e andropausa) impactando diretamente no padrão de força.

O segundo motivo é SEDENTARISMO - ou seja, é a perda acentuada de força pelo desuso, pela falta de atividade física. O ideal seria que o idoso fizesse um trabalho voltado para força muscular, pois esta é a principal qualidade Física pra idoso.

Tal constatação sinaliza que o papel do Profissional de Educação Física é fundamental nesse processo. Pois uma boa orientação física pode mudar totalmente o quadro descrito acima. E deve-se começar o mais breve possível.

Como a principal qualidade fisica para o idoso é a força muscular, o ideal é que treinem regularmente três vezes na semana em dias alternados e que tenham uma alimentação equilibrada.

Comentários
Artigos
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h12
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
25°

Sensação

8.1 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp