Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 29/03/2021 ás 19h00 - atualizada em 29/03/2021 ás 18h44

Altos preços e pandemia: o que fazer?

O consumidor já sente no bolso a inflação em diversos produtos

Em meio a uma pandemia, a sensação de todos é a mesma: as coisas estão caras. No supermercado, na energia, no combustível, para todo lado tudo já aumentou. Como sair dessa?

Segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado hoje (29), a projeção do IPCA em 2021 avançou de 4,71% para 4,81%. A alta dos preços atingiu todos os setores e a desvalorização do real frente ao dólar desde o início da pandemia foi um dos motivos que mais pressionou o indicador.

A alta no dólar influencia diretamente nos preços praticado aqui dentro. Como o Brasil país exportador e o fato de ter uma moeda norte-americana muito valorizada, faz com que o produtor queira exportar, diminuindo a oferta local, e os resultados disso são produtos que custam mais caros para serem comercializado aqui. Já o que importamos, com dólar alto, também fica mais caro. Além disso, fatores climáticos, em decorrência de longos períodos de estiagem ou de chuvas intensas, também impactaram nos preços dos alimentos ao longo dos meses.

 

A realidade é que do supermercado até a bomba de combustível, tudo está mais caro. Então separei algumas dicas para usar o dinheiro de forma mais inteligente neste momento atípico.

 

PLANEJE A LISTA DO SUPERMERCADO

Planeje seu cardápio antes de ir ao supermercado. O que irá comer em cada refeição, quais proteínas, quais tipos de salada, o que deve ser consumido com mais rapidez, são exemplos de detalhes para atentar ao montar o cardápio. Comprar coisas demais e sem planejamento resulta em comida estragada e jogada fora, ou seja, dinheiro jogado fora. Outra dica é pesquisar tabelas de substituições nutricionais, substituição de alimentos. Tem vários nutricionistas que dão dicas de substituições gratuitamente na internet.

 

REPENSE SEUS FORNECEDORES

Fornecedores de serviços e materiais de consumo podem ser repensados nesta época. De repente pode mudar a servidora de internet, um posto de gasolina que tenha programa de cashback, um supermercado que tenha melhor preço de prateleira. O que pode mudar para pagar menos por algo de qualidade semelhante?

 

PLANEJE SEU ROTEIRO

Antes de iniciar a semana pense nos lugares onde deve ir, problemas para resolver. O que pode ser resolvido de forma online, lugares que ficam na mesma região. Coloque tudo em um papel e se organize para não ter que ir ao mesmo lugar duas vezes. Assim irá otimizar seu tempo e dinheiro em deslocamento, seja com combustível, passagem de ônibus ou aplicativo de transporte.

 

DESAPEGA DO QUE NÃO AGREGA

Tem eletrodomésticos parados em casa? Roupas que não usa mais? Desapega! Venda na OLX, procure brechós locais que possam vender as suas peças, grupos nas redes socias. Hoje é possível vender com muita facilidade na internet. Lembre-se que o que estiver parado na sua casa significa dinheiro parado.

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h25
25°
Chuva fraca Máxima: 31° - Mínima: 23°
25°

Sensação

6 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp