Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 12/04/2021 ás 22h00

Preparando para o futuro: Previdência Privada

Confira as possibilidades disponíveis para se preparar para o futuro

 

Nos últimos anos o brasileiro tem vivido situações adversas em relação a aposentadoria. Além de circunstancias como a reforma previdência, a chegada da pandemia trouxe muita instabilidade para quem já pensava em aposentar. Somando esses e muitos outros fatores, observou-se o início de uma mudança de comportamento financeiro no país.

Até pouco tempo atrás somente 10% da população brasileira conseguia guardar dinheiro. Hoje esse percentual aumentou para 22%, em resposta as incertezas de uma pandemia. Por um lado, isso é ruim para a economia, visto que as pessoas estão com medo de gastar. Por outro lado, isso é positivo, pois está se criando uma mentalidade poupadora. Os brasileiros estão começando a entender que não podem gastar tudo o que ganham.

Como consequência destas mudanças, a procura por previdências privadas vem ganhando força, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o tema.

 

Afinal, o que é previdência privada?

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. A sua finalidade é ser um veículo para que os investidores guardem recursos para a aposentadoria.

 

Então como saber qual a melhor previdência?

Vários fatores irão influenciar no modo de fazer a sua previdência. Tipo de trabalho, estabilidade de renda, entre outros. Confira a lista das possibilidades que existem para se preparar para o futuro.

 

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA - PGBL

Os planos tipo PGBL costumam ser indicados para quem entrega a declaração do Imposto de Renda usando o modelo completo, aproveitando benefícios fiscais. Isso porque quem contrata um PGBL pode deduzir as contribuições realizadas no plano de sua renda bruta tributável. Em contrapartida, na hora de resgatar os recursos do plano de previdência, o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total (o principal das contribuições mais os rendimentos).

 

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA - VGBL

Os planos do tipo VGBL não incluem o benefício fiscal proporcionado pelos PGBL. Por isso, são indicados para os investidores que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo simplificado. A vantagem do VGBL é que, no resgate, o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos – e não sobre o valor principal das contribuições, como no PGBL.

 

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA - FUNDOS DE PENSÃO

Os fundos de pensão são exclusivos para um certo grupo de pessoas, como empregados de uma empresa. Por exemplo: o Previ é um famoso fundo de pensão para funcionários do Banco do Brasil

 

FAÇA VOCÊ MESMO

Dependendo do seu nível de conhecimento em ativos financeiros e do tempo disponível para estudar, você pode sim fazer a sua própria previdência, montando uma cesta de ativos de longo prazo que irão dar um bom suporte no futuro.

 

 

Até a próxima!

 

Gabi Moes

 

Comentários
Artigos
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 23h56
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp