Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/04/2021 ás 11h52 - atualizada em 15/04/2021 ás 09h09

Dia Mundial do Café: conheça quais os tipos de café e algumas dicas de como preparar a bebida

O café é a segunda bebida mais consumida no planeta, só perde pra água.
Foto: Reprodução

Se tem alguma dúvida do que servir às suas visitas, ofereça café. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), há 97% de chance da pessoa aceitar a bebida, pois ela é uma das preferidas e mais populares entre os brasileiros. O café é a segunda bebida mais consumida no planeta, só perde para a água. 

Sendo o maior produtor e exportador mundial do grão, o Brasil tem três datas no calendário para comemorar o café: além do 14 de abril, quando a indústria mundial celebra a bebida, 24 de maio, data oficializada pela ABIC, em 2005, e 1 º de outubro, criada pela Organização Internacional do Café (OIC).

O café é uma companhia presente no dia-a-dia das pessoas: na bancada de trabalho, no encontro de familiares, antes de sair pela manhã, na hora dos estudos ou no fim da tarde. A bebida é estimulante e pode ser quente ou fria, amarga ou doce, misturada com leite ou canela, com biscoito ou bolinho de acompanhamento, ou simplesmente pura.

Segundo o gerente do Café Santa Clara no Piauí, David Oliveira, há dois tipos de cafés e partir deles se desenvolve os produtos da marca. "Hoje o café é definido por dois tipos: o café conilon, que é mais robusto, tem mais cafeína. E tem o café arábico, que é um café selecionado e tem todas as características perfeitas como altitude, temperatura, seleção de grãos", explica.

Os diferentes tipos de cafés em oferta no mercado é resultado da mistura de sabores. "O que diferencia um café de outro são os blends, que é a combinação. Um café que é 100% conilon vai ter um preço inferior que um café arábico por conta que o processo é diferente. São grãos diferentes", esclarece David.

"Temos a preocupação de atender a todos os paladares. Tem gente que gosta de um café mais intenso, tem gente que gosta de um café mais suave. Tem quem gosta do intermediário. Esse blend é o que vai dá esse tom de café", afirma o gerente ao falar que democratizar os diferentes sabores da bebida é uma das missões da Santa Clara.

"Adquirimos os lotes de festival de café, criamos blends, de algumas regiões. Democratizamos e criamos a oportunidade do consumidor experimentar o café sem estar lá no lugar. Pegamos café de outros países pra fazer o café diferente chegar na casa do consumidor em qualquer lugar", conclue David Oliveira.

Confira formas de preparo de café:

Comentários
Geral
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 02h02
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
25°

Sensação

8.1 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp