Operação Fake News: polícia apura disseminação de fake news contra políticos no Piauí
Polícia Civil do Piauí cumpriu mandado de busca e apreensão e suspeito confessou os crimes.A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática - DRCI, com apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública – DINTE/SSP, deflagrou a fase ostensiva da ‘Operação Fake News’ nessa quinta-feira (15), com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Teresina.
Uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão em Teresina, contra suspeito de disseminar agressões em redes sociais a autoridades políticas e candidatos nas eleições de 2020 foi deflagrada pela Polícia Civil. A operação investiga crimes contra honra praticados contra o governador, secretários, deputados e prefeitos e pré-candidatos a prefeito, que foram candidatos nas últimas eleições.
De acordo com informações, o suspeito do crime receberia recursos públicos da prefeitura da Valença (município a 220 km de Teresina) e teria sido contratado por um marketeiro do Ceará, para difamar candidatos nas eleições de Teresina.
A investigação iniciou ainda no começo do ano passado, quando foram instaurados inquéritos policiais, para apurar crimes contra a honra (calúnia, difamação) praticados contra autoridades públicas no Piauí em redes sociais (Facebook e WhatsApp). De acordo com a nota da Polícia Civil, dentre as vítimas iniciais havia o Governador do Estado, secretários de estado, deputados estaduais, prefeitos e pré-candidatos a prefeito.
Segundo o Delegado Anchieta Nery, titular da DRCI, “o investigado responsável por disseminar as agressões nas páginas e perfis falsos confessou a prática em interrogatório policial, afirmando que os ataques às autoridades de Valença tinham como mentor o então Secretário de Governo da cidade, em 2020.”
Segundo a autoridade policial, a confissão do investigado foi corroborada por elementos de prova técnica colhidos no Inquérito Policial (afastamento de sigilo bancário e de dados).
"A quantidade de perfis e grupos em redes sociais manipulados, pelos investigados com objetivo de manipular a opinião pública com objetivos eleitoreiros caracteriza verdadeiro ato atentatório à democracia", explica delegado Anchieta Nery.
Sensação
Vento
Umidade
Capacitação
Inscrições para curso de arte em grafite estão abertas em TeresinaColuna
A Força da Notícia: Lançamento da obra: ‘’O Melhor da História é Agora’’Uninassau
Faculdade realiza II Jornada Acadêmica de Odontologia em TeresinaSão João
Cidade Junina é confirmada nos dias 9 a 16 de julho em TeresinaBrasil Sabor
Restaurantes do Piauí terão pratos a preço promocional durante festival