Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Demóstenes Ribeiro
Postada em 18/04/2021 ás 15h29

Atividade física regular faz parte da solução da pandemia

Em tempos de pandemia, a prática de ATIVIDADE FÍSICA regular faz parte da solução de toda essa turbulência que estamos passando, pois tem papel inegável na prevenção e tratamento de vários tipos de doenças.
Atividade física regular faz parte da solução da pandemia
Foto: Arquivo Pessoal

Com a pandemia, os hábitos de vida de bilhões de pessoas sofreram mudanças significativas, tornando-as mais inativas. E o sedentarismo que já era um problema de saúde pública, foi bastante agravado. Em pesquisa realizada pela Universidade de Stamford (EUA) envolvendo 111 países, constatou-se a prática regular de ATIVIDADE FÍSICA poderia salvar a vida de mais de 5 bilhões de pessoas por ano, isso a nível mundial.

Em tempos de pandemia, a prática de ATIVIDADE FÍSICA regular faz parte da solução de toda essa turbulência que estamos passando, pois tem papel inegável na prevenção e tratamento de vários tipos de doenças.

Sallis et al. (2021) avaliaram 48.440 pessoas com Covid-19 que tinham avaliações dos níveis de atividade física nos meses anteriores e verificou-se que pessoas consistentemente inativas tinham 126% mais riscos de serem hospitalizadas, 73% de irem pra UTI e de 149% risco de morrer, comparados com ativos.

O estudo acima citado considerou fatores de riscos que são prevenidos com o exercício físico como diabetes, obesidade e hipertensão. E ainda, controlou e fez regressões com fatores de riscos conhecidos e concluiu que a magnitude do risco para todos os desfechos associados com ser consistentemente inativo (hospitalização, internação e morte) excede virtualmente todas as doenças crônicas estudadas na análise, indicando que a ATIVIDADE FÍSICA desempenhe um papel crucial como fator de risco nos desfechos da Covid-19.

Os autores sugerem que os esforços para promover ATIVIDADE FÍSICA sejam priorizados pelas agências de saúde e incorporados aos cuidados médicos de rotina e falam que a ATIVIDADE FÍSICA PODE SER O FATOR MODIFICÁVEL MAIS IMPORTANTE DE TODOS.

Comentários
Artigos
Sobre
Demóstenes Ribeiro
Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h28
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 39° - Mínima: 24°
30°

Sensação

15 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp