Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/04/2021 ás 16h33
Fonte: Metrópoles

PIX terá pagamento parecido com boleto bancário a partir de 14 de maio

Nomeado de PIX Cobrança, o dispositivo permitirá que prestadores de serviço emitam um QR Code para receber pagamentos instantâneos
PIX terá pagamento parecido com boleto bancário a partir de 14 de maio

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (22/4), que um serviço de cobrança parecido com o boleto bancário começará a funcionar no Pix a partir do dia 14 de maio. Nomeado de PIX Cobrança, o dispositivo permitirá que prestadores de serviço emitam um QR Code para receber pagamentos instantâneos.

Isso facilitaria até mesmo o uso da ferramenta em pontos de venda e comércios eletrônicos.

Outra novidade é o PIX Agendado, que será de oferta obrigatória, a partir do dia 1º de setembro, por parte das instituições financeiras e de pagamentos participantes do PIX. Antes, a disponibilidade da ferramenta era facultativa.

O PIX Agendado permite o usuário pagador agendar um PIX para uma data futura. “Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo, que todos os usuários, independente da instituição que possuem conta, possam agendar um PIX “, justificou o BC.

Nesse sentido, a regra estabelece que as instituições participantes do PIX que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura), no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente.

“Esse é um período transitório, que dá as instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas. A partir de 1º de julho, todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura”, afirmou a autarquia.

Auxílio emergencial

Por fim, foi aprovada a medida que garante que, a partir de 30 de abril, recursos recebidos do benefício do Auxílio Emergencial 2021 poderão ser movimentáveis por PIX. A única exceção se dará para os casos de transferência para conta de mesma titularidade.

“Tal excepcionalidade se faz necessária visando a proteção dos usuários, uma vez que tais recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio”, ponderou.

 

Comentários
Economia
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h02
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
25°

Sensação

8.1 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp