Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 07/05/2021 ás 22h08

O que está acontecendo com o preço dos carros?

Um breve esclarecimento para quem está pensando em comprar um carro

Quem andou procurando por carros novos e seminovos nos últimos meses deve ter percebido que os preços mudaram (e muito). Com um IGPM acumulado dos últimos 12 meses em 32,02%, é fato que o nosso poder de compra reduziu. E isso é perceptível do supermercado até a pesquisa de preço para adquirir um automóvel, porém neste último item o aumento foi muito maior do que a maioria dos produtos em circulação na nossa economia. Então afinal, o que de fato está acontecendo com os preços dos carros?

 

DAS MONTADORAS

Como umas das primeiras causas, podemos destacar a redução de oferta de veículos nas montadoras. Desde o ano passado vemos paralizações da linha de produção por conta do COVID, e isso acaba reduzindo a oferta de carros no mercado. Juntamente a este fato, a demanda por veículos no ano de 2020 aumentou – pessoas que não tinham carro começaram a fugir do transporte público lotado. Ou seja, reduziu a oferta e aumentou a demanda. E esta combinação é perfeita para causar aumentos de preço.

Como efeito cascata esta situação também afeta os preços dos carros seminovos. Com o elevado preço de carros novos ocorrem duas situações: quem já tem seu automóvel pensa muito mais antes de vender (reduzindo a oferta no mercado de seminovos) e quem não tem seu automóvel, vendo o alto preço de um carro novo, acaba optando pela compra de um seminovo. De novo vemos o cenário de redução de oferta e aumento de demanda.

Além disso, as montadoras querem reverter os prejuízos referentes aos meses mais intensos de pandemia, e com isso estão tirando de linhas os carros mais populares, com margem de lucro menor.

A realidade é quem queria pagar até 50 mil reais em um carro acaba pagando 65 mil reais. E isso não está acontecendo porque o salário aumentou, e sim porque as opções do mercado estão reduzidas.

 

DO DÓLAR

Além de tudo isso, ainda temos o fator dólar. Até em carros nacionais a importação tem um peso muito grande na formação de preço do veículo, visto que a maioria das peças vem de fora para que se monte o carro no Brasil. Em fevereiro de 2020 a moeda valia 4,48, e hoje está custando 5,24.

 

DOS GOVERNOS

Com toda a situação de pandemia, o governo federal e os estaduais tiveram muitos gastos não previstos e agora estão no vermelho. Para a conta fechar, alguns tributos estão sofrendo aumentos, como é o caso do ICMS sobre automóvel em vários estados.

 

E O QUE FAZER?

Diante de todo este cenário, em que não há nenhum vislumbre de melhora imediata, o que fazer?

Para quem tem carro e não precisa dele, o ideal é que venda. Como os preços estão muito altos, essa pode ser uma oportunidade única para vender seu veículo a um preço muito bom.

Para quem tem carro e precisa dele, o ideal é que não venda. A diferença que pagará no novo veículo será muito superior ao que pagaria em outra época, então esperar é a decisão mais sábia.

Para quem tem carro, precisa dele, e necessita trocá-lo, o ideal é que pesquise bastante. Espere até o final do mês para negociar nas concessionárias – geralmente é possível conseguir descontos muito interessantes nesta época. Outra possibilidade é pesquisar serviços de assinaturas de veículos. Em alguns casos, eles podem ser bem vantajosos.

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 04h15
27°
Céu encoberto Máxima: 35° - Mínima: 23°
29°

Sensação

9.4 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp