Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 03/06/2021 ás 13h05

Whatsapp Pay: o que é isso?

Seu dinheiro em um aplicativo de mensagens

Não é nenhuma novidade que a tecnologia está sempre avançando e entrando cada vez mais em nosso cotidiano. Aplicativos de mensagens, em especial o Whatsapp, estão presentes em grande maioria dos smartphones. Estima-se que 120 milhões de brasileiros tenham conta no aplicativo, o que evidencia a sua utilidade no dia a dia.

O aplicativo ganhou recentemente a opção “Pagamento”, que permite ao usuário transferir valores pelas conversas que mantém com seus contatos. Isso mesmo: além de figurinhas, memes, fotos e vídeos, agora dá para receber e enviar dinheiro pelo Whatsapp.

É importante destacar que o Banco Central (BC) concedeu autorizações de funcionamento que permitem a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”. Isso significa que para a execução dos pagamentos é necessária a existência de uma instituição financeira por trás. Somente Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Inter, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi, Woop estão autorizados até o momento. E mesmo esses dependem da bandeira do cartão, que devem ser Visa ou Mastercard.

O WhatsApp Pay, num primeiro momento, funciona com cartões de débito, para enviar dinheiro para outras pessoas, como em uma transferência bancária. Futuramente, a proposta é trabalhar também com crédito, para o caso de fazer pagamentos de compras de produtos e serviços em estabelecimentos que usam o WhatsApp Business.

Segundo o BC, as operações poderão ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo aplicativo. Até o momento, não há cobrança de taxa adicionais para a utilização da funcionalidade.

 

O QUE PODE FAZER?

Como a ferramenta ainda está em fase de implementação, sendo liberada gradativamente aos usuários, existem algumas limitações. A expectativa é que com a popularização, a opção de pagamentos ganhe mais funcionalidades.

É possível transferir valores entre CPF de amigos e familiares. A transferência entre CNPJ e entre CNPJ e CPF ainda não é possível. O pagamento de contas e boletos também não está disponível.

Uma funcionalidade bem legal é a de solicitação de pagamento, que serve para lembrar os esquecidinhos. Dentro da conversa, ao acessar a opção "Pagamento" é possível escolher o item "Solicitar" e lembrar alguém de efetuar a transferência. O beneficiário manda a mensagem já com o valor e pode deixar um breve texto explicando a que se refere.

Também é possível cadastrar a biometria no lugar da senha numérica como forma de autorizar as transferências, mas o celular precisa contar com essa tecnologia.

 

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 17h54
37°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 25°
38°

Sensação

6 km/h

Vento

31%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp