Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/06/2021 ás 15h19 - atualizada em 23/06/2021 ás 17h15

Sebrae no Piauí é parceiro do Cidade Junina, que este ano será totalmente online

Foco é disseminar o apoio da instituição ao setor de economia criativa.
Sebrae no Piauí é parceiro do Cidade Junina, que este ano será totalmente online
Foto: Divulgação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, apoia os profissionais que atuam com artesanato, games, música, gastronomia, audiovisual e design, áreas que fazem parte do setor de economia criativa.

A instituição disponibiliza cursos, consultorias e diversas soluções online para esse público, além de apoiar iniciativas que aliam o empreendedorismo e a cultura, como é o caso do Cidade Junina, evento que acontece na sexta-feira (25) e sábado (26), totalmente online, unindo cultura, artesanato e música.

“O Sebrae atua para transformar a habilidade criativa natural em ativo econômico e recurso para o desenvolvimento de negócios duradouros. Estimular modelos inovadores que desenvolvem a economia criativa brasileira é uma forma de fomentar a geração de renda, criar empregos e produzir receitas, promovendo ainda a diversidade cultural e o desenvolvimento humano”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, o Sebrae realiza capacitações, desenvolve soluções e apoia iniciativas que dão visibilidade e possibilitam a geração de negócios para os empreendedores da economia criativa. “O Cidade Junina é uma oportunidade para que os profissionais dos segmentos criativos possam evidenciar seus produtos para um grande público”, acrescenta.

De acordo com a diretora executiva do Clube Sat Eventos e idealizadora do Cidade Junina, Christiane Alencar, o objetivo dessa ação é incentivar a economia criativa e solidária no Piauí.

“O Nordeste todo valoriza os festejos juninos, uma tradição popular. E são esses festejos que movimentam vários Estados na sua base comunitária e econômica. Estamos muito empenhados para que possamos manter vivo esses valores no Piauí. E o Sebrae vem para somar nessa ideia de incentivar o empreendedorismo através da economia criativa. Nos orgulhamos de ter parcerias como essa que prezam pela cultura, lazer e também pelo desenvolvimento econômico”, pontua Christianne Alencar.

 

A ECONOMIA CRIATIVA

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. É identificada como o setor econômico com maior potencial para a retomada da economia, uma vez que seus ativos são intangíveis, simbólicos e inesgotáveis.

 

AÇÕES DO SEBRAE PARA ECONOMIA CRIATIVA

O curso Economia Criativa pelo Whatsapp é uma das ações do Sebrae para esse setor. O treinamento, que é gratuito, tem como objetivo apresentar técnicas que estimulem a inovação e o desenvolvimento de uma identidade empreendedora, por meio de ferramentas para investir na ideia criativa, com segurança e planejamento. Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico https://bit.ly/35Lo4yO.

Entre os temas abordados no curso, desenvolvido por meio de uma trilha de conhecimento, estão: negócios criativos; como liderar e promover a criatividade e a inovação; atuação estratégica; definição de preço de produtos e serviços; como gerenciar o dinheiro em um negócio criativo; marketing e vendas; formalização; e captação de recursos para negócios criativos.

Além dessa capacitação, o Sebrae disponibiliza consultorias gerenciais gratuitas de até 10 horas, nas quais podem ser trabalhadas áreas como gestão do negócio e tecnologia.

O Sebrae também promove a aproximação do empreendedor que tem a necessidade de inovar de empresas que dominam soluções em tecnologia. Esse trabalho é feito por meio do Sebraetec, um programa de consultorias que identifica necessidades e prioridades para implementar soluções, em sete áreas de inovação: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. Nesse programa, o Sebrae subsidia 70% do valor da consultoria.

 

EDITAL DE ECONOMIA CRIATIVA

Ainda como parte das ações de incentivo ao setor de economia criativa, o Sebrae no Piauí lançou em julho de 2020, o Edital de Economia Criativa, uma ação do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, desenvolvido em todos os estados da Região.

O objetivo do edital, já encerrado, foi incentivar os empreendedores criativos a transformar suas ideias em negócios, por meio da concessão de recursos de subvenção financeira, para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Os projetos selecionados pelo edital foram: TS Pocket Show; clipes da banda Bia e os Becks; Causos de Medo; Jogo Educativo – Cientistas e Lendas; Fibra de Caju desidratada por energia solar e embalada à vácuo; Projeto de Economia Criativa; Projeto Desenvolvimento Linha de Molhos; Mulheres Ceramistas do Poty na Era digital; Terra Querida; Projeto Arte com Bonecas; Revista Revestrés: literatura, arte, cultura e algo mais; Cheguei ao Mundo; Realidade Mágica; e Arte Santeira Piauiense por meio do E-commerce. Ao todo foram disponibilizados cerca de R$ 300 mil para execução desses projetos.

Maiores informações sobre as ações do Sebrae voltadas para a Economia Criativa podem ser obtidas no Portal do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800, número disponível para ligações e WhatsApp.

Comentários
Cidade Junina
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 14h24
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp