Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 17/07/2021 ás 18h19

Cashback - o que é?

Tendência garante que, depois de uma compra, você receba parte dos gastos de volta. Entenda e saiba usar

O tão falado cashback é uma palavra que vem do inglês e significa algo como“dinheiro de volta”. O funcionamento é simples: quando o cliente faz uma compra ele recebe de volta uma parte do dinheiro gasto.

Esse tipo de programa de recompensa já é muito popular nos Estados Unidos e no Reino Unido, sendo utilizado, principalmente, por empresas de cartão de crédito. O modelo foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebates.

Já por aqui, o modelo de cashback demorou a chegar visto que começou a ser utilizado apenas em 2007. De lá para cá a estratégia de recompensa vem sendo difundida e muita gente já usa ou pelo menos ouviu falar.

É muito comum ver o cashback presente em cartões de crédito. Instituições financeiras como Banco Inter, NuBank, PicPay, C6Bank, Banco Original dentre outros tem seus próprios programas. Mas o benefício também pode ser acessado através de plataformas como Méliuz e Ame Digital.

 

QUEM GANHA COM O CASHBACK?

Depende. O funcionamento do programa através dos cartões de crédito e das plataformas são diferentes. Explico cada um a seguir.

Cartão de crédito: o banco emissor (Inter, NuBank) recebe um percentual de toda compra realizada no cartão. Para realizar o cashback o banco renuncia parte dessa remuneração e devolve ao cliente. Ele faz isso porque tem interesse em que os clientes continuem usando o seu cartão de crédito.

Plataforma: As lojas parceiras pagam para anunciar no site do Méliuz, por exemplo, e toda vez que acontece uma compra nessas lojas usando o site do Méliuz, eles dividem parte do dinheiro do anúncio como cliente. O Méliuz ganha, a loja ganha e cliente dinheiro de volta.

 

USO CONSCIENTE

É importante usar este benefício de forma consciente. Algumas pessoas acabam fazendo compras desnecessárias sob a justificativa de receber parte do dinheiro de volta. O ideal é que o sistema de cashback seja uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão. Pense “Qual cartão de crédito ou em qual loja terei o melhor retorno?”. Compre consciente buscando sempre as melhores oportunidades.

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h46
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp