Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 04/08/2021 ás 13h47
Fonte: Com informações da Ascom

Candidatos precisam de atenção em processos seletivos virtuais

Especialista alerta para obrigatoriedade de maior dedicação do recrutador e mais compromisso do candidato.
Candidatos precisam de atenção em processos seletivos virtuais
Foto: Reprodução

A experiência de seleção de candidatos durante a pandemia trouxe ao protagonismo a modalidade virtual de recrutamento. Ainda que seja a distância, profissionais de Recursos Humanos (RH) e especialistas em recrutamento reforçam as vantagens desse formato, mas alertam para o comprometimento com horário, trajes, linguagem e abordagens próprias de uma entrevista de emprego presencial.  

O processo on-line de seleção promove otimização de tempo e recursos, além de possibilitar o alcance a mais profissionais, facilitando a busca por um perfil ideal. Por isso, a mestre em psicologia organizacional e professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, Marissol Soares, explica que as seleções virtuais exigem mais dedicação do recrutador e maior comprometimento do candidato.  “Uma seleção virtual acontece de maneira semelhante à presencial, mas não são idênticas. Cada seleção é um processo. Tanto com o recrutador, que avaliará critérios a mais e com atenção redobrada, quanto o candidato que será avaliado por meio de outras atividades além da entrevista pela internet. Mas a preparação é a mesma. Bom currículo, compromisso, responsabilidade e atenção aos critérios da empresa”, pontua Marissol.  

Com a facilidade das tecnologias, os especialistas em carreiras adequam-se ao novo perfil profissional demandado, influenciando um novo modo de atuação do RH durante o processo seletivo. Por conta disso, a professora alerta para a possibilidade de falhas na seleção on-line, ratificando que o processo virtual é mais abrangente, ao mesmo tempo que exige maior dedicação e experiência do recrutador. “Para que não ocorra falhas na seleção dos candidatos, é necessário que o profissional de RH adeque novas posturas e estratégias para o recrutamento, estabelecendo critérios direcionados e condizentes com a plataforma digital. Ou seja, o recrutador precisa entender que, de modo virtual, as técnicas e abordagens serão diferentes para separar as características desejadas das dispensáveis em um perfil”, finaliza Marissol Soares.  

Para os candidatos, o ideal é que haja conferência da conexão de internet, iluminação, ambiente calmo e acessórios de hardware necessários com antecedência, além de ter um contato prévio com a plataforma onde será feita a entrevista, a fim de evitar surpresas e atrasos. Além disso, os trajes devem ser iguais aos de uma entrevista presencial, e o candidato pode olhar diretamente para a câmera quando estiver falando para o entrevistador.

Comentários
Concursos e Emprego
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 06h24
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 24°
25°

Sensação

6 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp