Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Bora Vacinar
Postada em 04/08/2021 ás 15h09

Site abre agendamento da vacina contra a Covid abre hoje para 19 grupos

Para ter acesso ao agendamento, a população deve acessar o site Vacina Já e escolher seu grupo prioritário.
Site abre agendamento da vacina contra a Covid abre hoje para 19 grupos
Foto: Laura Moura /G1

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre novo agendamento para a vacinação contra a Covid-19 em Teresina a partir das 18 horas desta quarta-feira (4). Entre primeira e segunda doses serão vacinados 19 grupos. 

Para ter acesso ao agendamento de primeira dose, a população deve acessar o site Vacina Já, clicar no botão “agendamento público alvo” e escolher seu grupo prioritário. 

Para segunda dose vale para os três imunizantes para quem tem a data registrada em seu cartão até o próximo domingo (8). Para agendar, basta clicar na opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”. Em ambos os casos, na sequência, há o direcionamento para inserção de dados pessoais e local, dia e hora da vacinação.

Os grupos contemplados pelo agendamento de primeira dose são os seguintes: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da indústria, trabalhadores da construção civil, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores de transporte metroviário, caminhoneiros. 

O grupos essenciais são: bancários, trabalhadores do mercado público, atendente de panificadoras, caixas de supermercado, trabalhadores da assistência social (SEMCASPI/SUAS), funcionários dos Correios, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes, atendente de panificadoras, caixas de supermercado, músicos, taxistas e mototaxistas e profissionais da imprensa.

Emanuelle Dias, coordenadora da campanha em Teresina, pede que a população que vai agendar a segunda dose respeite os prazos registrados no cartão de vacinação, pois não está acontecendo antecipação de nenhum dos imunizantes.

“Esta semana estamos fazendo apenas quem tem a segunda dose marcada no cartão até 8 de agosto”, reforça a coordenadora. “Toda sexta-feira a FMS vai abrir agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte. Portanto, quem tem segunda dose para depois do dia 8 deve esperar a próxima abertura de agendamento”, esclarece.

No dia da vacinação, o público da segunda dose deve apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão nacional do SUS e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. 

Já os grupos de primeira dose devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão nacional do SUS e um e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo como:

  • Para pessoas com comorbidades: laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde (original e cópia)
  • Para pessoas com deficiência permanente: laudo que comprove a condição clínica
  • Para indústria e construção civil (profissionais que atuam dentro das obras, como: engenheiro, arquiteto, mestre de obra, pedreiro, ajudante de obra, armador, pintor, gesseiro, bombeiro hidráulico, eletricista, encanador, carpinteiro): documento que comprove a situação de trabalhador empregado de empresas industriais e de construção civil, como: contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.
  • Para motoristas e cobradores de transporte coletivo: carteira de habilitação na categoria C, D ou E; documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte. contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.
  • Para caminhoneiros: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro). contracheque ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), do exercício efetivo da função, expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Os caminhoneiros autônomos devem apresentar nota de carga dos últimos 30 dias
  • Para bancários: contracheque ou declaração do serviço.
  • Para trabalhadores de mercados públicos: declaração emitida pela administração dos mercados públicos de Teresina, que comprove o exercício efetivo da função.
  • Para atendente de panificadoras, caixas de supermercado, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes: contracheque ou carteira de trabalho e declaração do serviço, especificando a função;
  • Para trabalhadores da assistência social (Semcaspi/Suas) e trabalhadores dos correios: contracheque ou declaração do serviço;
  • Para músicos: contrato de prestação de serviço ou carteira da ordem de músicos ou carteira da Associação dos Músicos;
  • Para taxistas e mototaxistas: comprovante de permissão de taxista ou mototaxista (cadastro Strans)
  • Para profissionais da imprensa: cocumento que comprove o grupo a que pertence - contracheque atual ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses) expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.
Comentários
Saúde
Sobre
Bora Vacinar
Notícias relacionadas a chegada e aquisição de vacinas, inclusão de público-alvo, agendamento, boletins sobre como está o vacinômetro no estado, esclarecimentos de 'fake news', responder dúvidas e curiosidade a respeito da vacinação.
Teresina - PI
Atualizado às 07h25
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 24°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp