Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
A Força da Notícia
Postada em 14/08/2021 ás 19h19 - atualizada em 15/08/2021 ás 19h22

A Força da Notícia: Noite de autógrafos – Dora Parentes, um voo para a liberdade, de autoria de Eneas Barros

Com Notícias do Brasil e do Mundo – Por Elizabeth Zanovello


A artista Dora Parentes, assinando autógrafos

Aconteceu recentemente, na Galeria Dora Parentes, do Sesc Cultural de Teresina, o lançamento da Obra Dora Parentes - Um voo para a liberdade de autoria do escritor piauiense Eneas Barros.

Compareceram autoridades da literatura, das artes, gestores, políticos, amigos e familiares da homenageada e do autor.


O autor Eneas Barros com Dora Parentes.

Sobre o Autor

Eneas Barros é economista, com especialização em jornalismo e marketing pela Universidade de Nebraska, Estados Unidos, e em planejamento turístico pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Entre tantas obras, publicou os romances históricos Parabélum (2008), Macauã (2008), O Turco e o Cinzelador (2009) e O Escravo e o Senhor da Parnaíba (2016); o romance policial 15:50 (2010); as biografias Nonon, o Menino da Lagoa Grande (2012); Ocílio Pereira do Lago, o Homem Múltiplo (2013); O Mistério das Bonecas de Porcelana – romance, maio de 2015; e o livro reportagem O Boato (2017). Publicou também a obra Dom Alfredo Schaffler, traduzida e publicada na Áustria. O livro narra a história do bispo emérito de Parnaíba, nascido na Áustria e ordenado sacerdote em 1968 em Oeiras, município piauiense.

O Autor Eneas Barros, é considerado tímido, aprendeu muito cedo sobre a importância de ler e de escrever ainda na infância, o grande mestre foi o seu avô, o escritor Fontes Ibiapina.

Desde pequeno Eneas tinha uma certeza: gostava de livros, ler o encantava.

"Eu fui uma pessoa muito tímida, muita retraída, uma pessoa muito introspectiva. Isso me levou muito à leitura sempre gostei muito de ler. Embora eu tenha um lado até humorístico, como meus amigos costumam dizer, mas isso é só depois que você conquista grandes amizades..." disse o autor.


No registro a artista plástica Dora Parentes com Valdeci Cavalcante e Rosangela Cavalcante.

Autoridades, jornalistas e amigos seletos e familiares prestigiando a solenidade.

Sobre a Artista Plástica Dora Parentes

Dora Parente é uma das mais importantes expressões artísticas do Brasil. Por Elizabeth Zanovello.

Quando se busca a representação da mulher no contexto histórico, percebe-se logo as implicações ideológicas e filosóficas de cada época.

A mulher surge nas artes conforme idealizações neutras ou contraditórias, elaboradas de acordo com os valores de cada período.

Aparece como criações artísticas que dialogam entre si, figurações plásticas e literárias, teatrais ou cinematográficas.

A representação da mulher na arte surge como uma imagem da qual fazem parte atributos diversos, como beleza, conformação saudável, formas generosas e materiais.

Observando os movimentos artísticos da pré-história à contemporaneidade, podemos compreender as transformações da figura feminina tão ricamente reveladas pela arte em períodos diversos.

A arte possui um papel significativo no sentido que mostra enquanto expressão, movimentos históricos e mudanças sociais.

São muitas as imagens femininas captadas pela arte ao longo da história.

Início da Carreira – Salão de Belas Artes Rio de Janeiro

Sua carreira teve um marco inicial no Salão de Belas Artes no Rio de janeiro, na década de 1970. Dora menina, cheia de inspirações, e muito talento ingressou na Escola Nacional de Belas Artes e foi aprimorar conhecimentos em design de modas.

''Dizem que a pedra preciosa para ter valor e ser reconhecida como tal, tem que ser lapidada – creio que foi o que aconteceu comigo''. Enfatiza a artista.

Dora Parentes participa de Exposições no Brasil e no Exterior

As obras da artista, são hoje objeto de desejo de colecionadores, apreciadores e conhecedores de arte. Exposições realizadas em museus, instituições públicas no Brasil e no exterior, a artista busca inspirações para compor suas telas pintando um mundo melhor, um universo cheio de esperanças.

Grandes colecionadores investem, confiam na sua obra.

Dora Parentes foi escolhida por unanimidade para ocupar a cadeira de número 22 que pertenceu ao grande mestre Alfredo Chesquiachi da Academia Brasileira de Belas Artes.

A artista celebra cinquenta anos de carreira.

Em plena atividade, já realizou mais de oitenta exposições individuais e já ultrapassa mais de oito mil telas. 

“Quando transporto meus sonhos para as telas, me importo em desenvolver a minha fantasia, transformando-a em realidade, dando ênfase à Liberdade”.

Como simbologia de liberdade Dora transporta para suas telas, mulheres, bailarinas, natureza, os cavalos e até as bicicletas que também é sinônimo de liberdade.

Dora Parentes é a dama das artes visuais, com o seu trabalho cheio de cores e luzes, a sua textura nos encanta e nos impulsiona e nos faz refletir.

Galeria de Arte do Centro Cultural do Sesc em Teresina

O Presidente do Sistema Fecomércio SESC Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante homenageou algumas personalidades no novo centro cultural, prédio localizado na zona leste da capital. Entre eles o nome e as obras da artista Dora Parentes, já que as atividades estarão voltadas para arte e cultura.

Fotografias: Luciene Sampaio

A FORÇA DA NOTÍCIA -Uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários apresenta informações de credibilidade, demonstrando aos leitores confiança, ética profissional e compromisso.

A colunista é apaixonada por viagens, cinema, poesia, literatura, arte e moda. Sempre bem-informada sobre tudo que acontece, a jornalista é Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A e Colaboradora como entrevistadora da Lucienne em Revista. Formada em Moda e Pós-graduada em Negócios e Stiles de Moda, presta assessoria de moda à diversas empresas. Assina a coluna: A Força da Notícia Portal Clube Notícias, Nome e Sobrenome da Revista Público A. Associada a FEBRACOS - Federação de Colunistas Sociais do Brasil.

Comentários
Artigos
Sobre
A Força da Notícia
Uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários apresenta informações de credibilidade, demonstrando aos leitores confiança, ética profissional e compromisso.
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h47
23°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
23°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp