Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 11/09/2021 ás 16h10

4 dicas para investir do jeito certo

O checklist que todos devem fazer antes de começar a invesitir
4 dicas para investir do jeito certo

Com uma certa frequência recebo mensagens com perguntas do tipo “quero investir e não sei onde” ou “como faço para investir do jeito certo?”. A verdade é que quando tratamos de investimento tudo é muito subjetivo e o único investimento que, por unanimidade,  é um bom para todos é investimento em conhecimento. Todavia, quando tratamos de investimentos financeiros entramos no grande mundo do “depende”. Então, afinal, o que fazer para começar a investir? Separei dicas que todo aspirante a investidor deve seguir antes de começar a aplicar o seu dinheiro.

 

DESCUBRA QUAL O SEU PERFIL DE INVESTIDOR

Na internet existem vários testes gratuitos para descobrir o tipo de investidor que habita em você: conservador, moderado ou arrojado. Entender qual o seu perfil vai ajudar muito na hora de escolher investimentos, sabendo qual o tamanho do risco que está disposto a assumir – lembrando que todo investimento tem um risco inerente, entretanto alguns são maiores que outros.

Sabe aquele parente que investe e fica mandando você colocar o dinheiro em determinado lugar? Cuidado, pois caso ele tenha um perfil que aceite mais risco que o seu, esse investimento pode tirar seu sono.

 

ENTENDA COMO FUNCIONAM OS INDICADORES

SELIC, IPCA, IGPM, CDI são alguns exemplos de indicadores que influenciam investimentos, além de afetarem bastante a sua vida financeira. Saber como cada um funciona é essencial para quem pensa em começar a investir. Procure informações em livros ou sites de intuições financeiras, como o Banco Central. Informação de qualidade que vai ajudar a entender como cada indicador funciona e como ganhar dinheiro com eles.

 

FORME A RESERVA DE EMERGÊNCIA

Ter uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses pode reduzir a dor de cabeça de muita gente. Além disso ter uma reserva é algo primordial para quem quer começar a investir. Digo isso porque a dinâmica de um dinheiro investido é diferente da dinâmica de um dinheiro guardado: não é a qualquer momento que você poderá retirar a aplicação caso precise. Por isso ter um dinheiro separado para emergências também vai proteger o seu dinheiro investido. Monte a reserva em algum lugar que forneça liquidez diária e renda, pelo menos, 100% do CDI (olha um indicador aparecendo aqui. Não esqueça de estudar!)

 

DEDIQUE-SE

Reserve um tempo do seu dia para estudar sobre o assunto. Nenhum conhecimento vem do dia para a noite, então estabeleça a meta e siga em frente!

 

 

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 07h29
27°
Muitas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 22°
29°

Sensação

4 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp