Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Artlife
Postada em 12/09/2021 ás 20h07

Nossa primeira exposição de Arte Santeira! Montmartre abre a mostra Escultores Iluminados

É a vez da escultura ganhar palco aqui nos espaços da galeria
Nossa primeira exposição de Arte Santeira! Montmartre abre a mostra Escultores Iluminados

Salut! Como vocês estão? É com alegria que venho falar de mais uma exposição que estamos realizando e que já está aberta ao público aqui na Montmartre. “Escultores Iluminados” reúne peças de arte santeira de dezenas de artesãos piauienses que se destacam nacional e internacionalmente.

vernissage-escultura
Ao lado de Santana Oliveira, minha mãe Teresinha Castelo Branco, Mestre Kim e a arquiteta Adriana Araújo

A mostra é uma parceria nossa com a Cooperativa Mestre Dezinho, que teve o próprio como primeiro presidente, em 1999. Ela impulsiona o trabalho desses artistas e hoje tem como presidente Santana Oliveira, responsável pela curadoria dessa exposição conosco.

andressa-leao-ronaldo-veras
A empresária Andressa Leão e o arquiteto Ronaldo Veras prestigiaram o Vernissage (Foto: acervo Montmartre) 

Nossa primeira mostra totalmente focada em esculturas, Escultores Iluminados nasceu de um projeto da Cooperativa, contemplado pela Lei Emergencial Aldic Blanc, que aqui no Piauí assistiu artistas no momento de pandemia através do edital Maria da Inglaterra, da Secult. Na última quinta-feira, tivemos um lindo Vernissage com a presença de arquitetos, designers e outros parceiros da galeria para celebrar essa arte tão representativa para nosso estado.

arquitetos-exposicao
Com os arquitetos Verika Rios, Stephanie Dantas e Sérgio Lebre (Foto: acervo Montmartre)

A Arte Santeira piauiense é reconhecida pelo Brasil e até no exterior, e a ideia desse projeto é tornar essas peças mais conhecidas colocando-as no circuito de eventos de Teresina. Aqui vocês irão encontrar peças legítimas do precursor dessa arte no estado, o grande Mestre Dezinho, ao lado de obras de seus discípulos como Mestre Kim, Mestre Expedito, Mestre Cornélio, Mestre Paquinha e tantos outros nomes que nos orgulham e nos impressionam com a beleza e a riqueza de detalhes de seu entalhe em madeira, formando belíssimas figuras.

vernissage-esculturas
Com Santana Oliveira do lado de obras de Mestre Dezinho e Mestre Kim (Foto: acervo Montmartre)

Os convidados do evento receberam, como lembrança, pequenas esculturas de madeira feitas por meninos carentes que estão aprendendo na escola de arte santeira que existe aqui em Teresina. Eles fazem parte da atual geração de artesãos, a quarta geração, desde Mestre Dezinho, que deu início à primeira e assim os ensinamentos foram sendo passados.

obras-escultura
As esculturas impressionaram o público (Foto: acervo Montmartre)

Convido todos vocês a virem aqui conhecer essa incrível exposição que é uma verdadeira homenagem à nossa cultura e nossa regionalidade. Além de “Escultores Iluminados”, estamos com a exposição “A Fotografia Por Antonio Quaresma” em cartaz também. A entrada é gratuita e as visitas são por agendamento em nosso direct do Instagram @galeriamontmartre ou pelo WhatsApp nos números (86) 98855-8626 e 988113-0020. Espero vocês!

Comentários
Cultura
Sobre
Artlife
Blog Artlife
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 22h58
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 39° - Mínima: 24°
33°

Sensação

15 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp