Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/09/2021 ás 14h23 - atualizada em 24/09/2021 ás 10h59
Fonte: Com informações da Ascom

Piauí anuncia dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos.
Piauí anuncia dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos
Foto: Reprodução

A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021 pretende vacinar no Piauí mais de 720 mil cães e gatos. O dia D foi marcado para 25 de setembro e 02 de outubro, a critérios de cada município.

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já recebeu mais de 200 mil doses para iniciar a vacinação desses animais. No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos.

“Devido à vacinação da Covid-19, os municípios estão com os seus freezers sobrecarregados, e as demais doses chegarão no decorrer dos próximos dias, por isso o Ministério da Saúde resolveu dividir o Dia D da vacinação antirrábica em duas datas, porém fica a cargo de cada município a mobilização”, explica o gerente de Vigilância Ambiental da Sesapi, Antônio de Sá.

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

O animal contaminado mostra reações da doença entre 10 e 60 dias. Os sintomas da raiva no animal são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos podem transmitir a doença bois, vacas, coelhos e morcegos também transmitem a raiva.

Já nos seres humanos o vírus é quase 100% letal, uma vez que a doença atinge o sistema nervoso central da pessoa infectada, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) o que pode levar a óbito em poucos dias.

A pessoa que for exposta ao vírus deve lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar o posto de saúde o mais breve possível para tomar o soro, a vacina não tem contraindicação.

Comentários
Meio Ambiente
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 00h07
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 24°
31°

Sensação

17 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp