Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/10/2021 ás 10h38 - atualizada em 09/10/2021 ás 12h15

Aprendizado: 'Curso Infantil + Língua’ mostra como o letramento e alfabetização podem ser descomplicados

Há cinco anos, Teresina passou a contar com um curso que foca nesses processos de forma natural e contínua, mostrando que a leitura e escrita para crianças pode ser muito eficiente e divertida.
Aprendizado: 'Curso Infantil  + Língua’ mostra como o letramento e alfabetização podem ser descomplicados
Foto: Divulgação

Um dos eixos básicos do desenvolvimento da criança é o processo de alfabetização. É por meio deste que criamos bases e nossas primeiras experiências de interação e estimulamos nosso conhecimento e pensamento. Contudo, por muitos esse processo é visto muitas vezes como um bicho de sete cabeças e bem complexo.

Há cinco anos, Teresina passou a contar com um curso que foca nesses processos de forma natural e contínua, mostrando que a leitura e escrita para crianças pode ser muito eficiente e divertida. O ‘Curso Infantil + Língua’ tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura e escrita em crianças por meio de teorias inovadoras de educação, no qual a criança é um sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem. Segundo a professora e coordenadora pedagógica do curso, Vanessa Furtado, desde sua criação o curso já atendeu cerca de 600 crianças a partir dos quatro anos até os anos finais do ensino fundamental.

O curso conta com método próprio e uma formação especializada de sua equipe pedagógica. Devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas tiveram que se readaptar às aulas online. “Nosso curso não foi o primeiro a migrar para as aulas online, mas fomos pioneiros pela forma como o fizemos. E isso foi crucial, pois hoje temos capacidade para atender crianças de todo o Brasil. Então, hoje funcionamos na modalidade presencial e online”, conta Vanessa Furtado.

Mas, pensando nisto, o que seria esse processo de alfabetização e letramento? A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. É importante salientar que a criança é inserida desde muito cedo no mundo das letras, mesmo não as compreendendo. Quando ingressa na escola, ela é exposta a um ambiente alfabetizador, mas é essencial que essas vivências sejam significativas, facilitando a compreensão da criança e estimulando-a.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por + Língua | Curso Infantil (@cursoinfantilmais_lingua)

Vanessa pontua que o curso '+ Língua' não ignora o papel da escola formal e nem prega o homeschooling, mas traz uma nova perspectiva de letramento e alfabetização voltada para as crianças de hoje, facilitando esse processo tão essencial na formação de uma pessoa. “É importante ter em mente que a forma como os pais dessas crianças aprenderam a ler e escrever é bem diferente. Aprendíamos com cartilhas. Hoje, as crianças são introduzidas em eventos que envolvem leitura e escrita, incluindo seu ingresso na escola que está cada vez mais cedo, até com um ano de idade. E lá mesmo não sabendo ler, ela vai estar participando de eventos onde a leitura e escrita vão estar envolvidas. Os aparelhos eletrônicos também são uma forma de acesso a esse mundo. Então, aos quatro anos a criança já conhece o alfabeto, mas ela não conhece o som das letras e aqui no curso ‘+ Língua’ vamos mostrar que cada letra tem um som e depois ela vai entender que juntando os dois sons ela forma uma sílaba, e mais tarde uma palavra, uma frase e depois um texto, até que ela se consolide como alguém alfabetizado. Essa ideia de que saber escrever o próprio nome já se está alfabetizada, caiu por terra”, conta Vanessa Furtado, professora e coordenadora do curso.

É importante também que os pais estejam presentes e ativos nesse processo de aprendizagem, guiando a criança. Com isso, o curso infantil ‘+ Língua’ está promovendo a Jornada Alfabetizando em Casa, um evento online e gratuito, que acontece nos próximos dias 11, 13 e 15 de outubro, a partir das 20h20. A jornada é voltada para os pais de crianças em fase de alfabetização, que por meio de uma conversa simples e clara, terão acesso a dicas de passo a passo para que consigam aplicar com seus filhos. “Por meio da jornada a ‘+ Língua’ vai mostrar aos pais e mães como eles podem ajudar os filhos a passar por este processo de alfabetização e letramento de forma leve e descomplicada”, finaliza Vanessa Furtado.

 

 

Comentários
Educação
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 02h33
27°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
29°

Sensação

9.6 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp