Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 02/08/2018 ás 16h48 - atualizada em 02/08/2018 ás 18h29

Um roteiro cultural por Brasília

A capital federal respira arte em sua arquitetura e nas atrações culturais que oferece
Um roteiro cultural por Brasília

 

Hello! How are you? Aqui no Artlife já contei a vocês sobre alguns países que já visitei e tive a oportunidade de conhecer o patrimônio artístico e cultural. Mas hoje tive a ideia de falar sobre um desses lugares de grande presença artística: Brasília. A capital federal, além de ser um símbolo da arquitetura no Brasil, com os grandes monumentos assinados por Oscar Niemeyer e a própria elaboração da cidade, ela também oferece a seus habitantes e turistas atrações grandiosas voltadas à arte.

Um passeio pela cidade já impressiona e é uma verdadeira experiência artística. As construções projetadas por Niemeyer e os azulejos coloridos presentes em prédios públicos, que são de autoria de Athos Bulcão.  Cidade planejada, projetada por inteiro por urbanistas, Brasília é por si só uma manifestação de arte. Os monumentos, as construções são um atrativo, assim como a agitação cultural na cidade.

Visitei a cidade no ano passado e estive em alguns desses lugares, como a Caixa Cultural Brasília e o Circuito Cultural Banco do Brasil, ambos situados na Asa Sul. Na CCB pude conhecer de perto o trabalho do principal nome da fotografia brasileira, Sebastião Salgado. A exposição reuniu fotos tiradas por Salgado em viagens a mais de 40 países. A Caixa Cultural oferece eventos culturais nas áreas de música, exposições, espetáculos teatrais, etc. sempre de forma gratuita ou por preços acessíveis.

exposiçao-sebastiao-salgado
Foi um prazer poder conhecer locais dedicados à arte em Brasília (Foto: Acervo pessoal)

No Circuito Cultural Banco do Brasil, pude prestigiar a exposição “A Herança e a Indagação dos Enigmas”, do artista Pedro Caballero, assim como a exposição  “Entre nós — A figura humana no acervo do Masp”, com 100 obras escolhidas do acervo do museu de São Paulo. Uma verdadeira viagem no tempo é proporcionada por essa mostra, além da oportunidade de ver de perto obras de Manet, por exemplo.

obra-de-manet
Obra de Édouard Manet (Foto: Acervo pessoal)
obra-exposicao-ccbb
No CCBB, tive a oportunidade de ver obras do acervo do Masp (Foto: Acervo pessoal)

Localizado no Setor de Clubes Sul, Trecho 2 (próximo à ponte JK), no Edifício Tancredo Neves. O CCBB tem justamente esse objetivo, de proporcionar a experiência de grandes exposições e eventos culturais aos amantes da arte, levando a Brasília obras de artistas grandiosos, para o acesso do público da cidade, bem como os turistas que buscam sempre uma opção de exposição de arte. Além disso, o espaço foi projetado também por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1993. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de conhecer Brasília, um passeio cultural pelo que a cidade tem a oferecer em questão de arte. Vamos às dicas de hoje?

O livro "Brasília E O Projeto Construtivo Brasileiro. Coleção Arte" aborda detalhes do planejamento urbano, arquitetônico e artístico de Brasília

A Montmartre tem nova exposição agendada em parceria com o restaurante Vertigo: A exposição Conexões terá Vernissage no dia 07/08 às 19h no Vertigo Gastrobar.

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 00h00
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
31°

Sensação

15 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp