Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/09/2018 ás 21h45 - atualizada em 12/09/2018 ás 21h17

Você conhece a Escola de Cuzco?

Vamos falar um pouco sobre o estilo de pintura colonial peruana que marca a Escola Cuzquenha
Você conhece a Escola de Cuzco?
Temas sacros se destacam na arte cuzquenha

Salut! Como estão todos? Esta semana vamos falar de história da arte e fazer mais um incrível passeio pelo mundo que ela nos proporciona. Vocês já ouviram falar na Escola de Cuzco? Foi uma escola de pintura colonial peruana. Para começarmos a falar sobre esse assunto, vamos entender um pouco sobre a civilização Inca, que se desenvolveu na Cordilheira dos Andes, onde hoje temos Peru, Bolívia, Chile e Equador. Cuzco foi a capital do Império Inca, depois conquistado pelos espanhóis em 1532. Os incas são conhecidos principalmente pelas construções feitas na época. Quem nunca ouviu falar da famosa cidade pré-colombiana Macchu Picchu, conhecida como a “cidade perdida dos Incas”?

É sobre a arte, mais especificamente a pintura, de Cuzco que iremos falar hoje. A pintura cuzquenha é bastante caracterizada pela representação religiosa, utilizada de forma didática e de catequização. Isso porque os colonizadores espanhóis trabalharam na conversão das pessoas pagãs do local ao catolicismo. Os espanhóis queriam ensinar para a população a religião através da arte, com oficinas onde padres ensinavam o povo a pintar. O resultado são obras que tem como tema cenas bíblicas com figuras da religião católica como Jesus Cristo, a Virgem Maria e imagens de Santos.

obra-cuzco
A arte cuzquenha foi marcada pela representação religiosa (Foto: Reprodução)

 

Essas pinturas não eram produzidas apenas no Peru, mas também em países como Bolívia, Equador e Chile. Falando um pouco sobre os aspectos técnicos dessa arte, destaco entre as características a falta de perspectiva, a preferência por tons quentes e terrosos, a preocupação com os detalhes das vestes das figuras representadas. Também aparecem na pintura elementos da fauna e flora locais.

obra-cuzquenha
É forte aqui o uso de tons terrosos (Foto: Reproduçaõ)

Grande parte das obras não possuíam autoria conhecida. A Escola Cuzquenha foi um dos grandes marcos para as primeiras manifestações artísticas do chamado Novo Mundo. Hoje, artistas da região reproduzem o estilo de pintura da época, mantendo a forma tradicional das famosas representações cuzquenhas. Estudos são feitos para buscar informações como locais e datas em que foram produzidas pinturas da Escola de Cuzco, visto que essa produção se deu nos países andinos, como já citei, e não apenas no Peru.

obra-de-ronaldo-pinto
Na exposição Resplandecente, a obra de Ronaldo Pinto representou o estilo cuzquenho (Foto: Reprodução/Péricles Mendel)

Na Montmartre Arte e Galeria, o artista Ronaldo Pinto representa o estilo de arte cuzquenho através de suas obras. Hoje em exposição pela galeria com um desses quadros, Ronaldo Pinto nasceu no Ceará e mudou-se para os Estados Unidos em 1994, onde se radicou em Nova Iorque. Ele aprendeu arte cuzquenha com os frades franciscanos quando os mesmos desenhavam os painéis da Igreja de São Francisco em Fortaleza. A obra está exposta no restaurante Seraphim Gastronomia, como parte da exposição Resplandecente, promovida pela Montmartre. É um estilo inconfundível que nos proporciona uma verdadeira viagem no tempo e na História da Arte.  

Como dica para vocês hoje, tenho um convite especial: Esta semana, iniciaremos uma nova exposição na Montmartre Arte e Galeria: CANTOs & enCANTOS, do artista Jucelino Nunes. A exposição tem curadoria de Elsa Paranaguá Elvas e tem Vernissage nesta quinta-feira (13), na Montmartre. Espero vocês!

 

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 07h01
25°
Poucas nuvens Máxima: 39° - Mínima: 22°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp