Documentário piauiense é premiado em festival nacional no Rio de Janeiro
Quem recebeu o prêmio no último domingo, foi o diretor do filme, o jornalista Weslley Oliveira.O Festival Visões Periféricas 2018, que ocorreu entre os dias 12 e 16 de setembro no Rio de Janeiro, premiou o documentário “Pranto do Artista”, resultado do empenho do Coletivo Labcine e Circo Young. A produção foi condecorada na categoria melhor filme da mostra panorâmica.
A produção audiovisual é do jornalista Wesley Oliveira, que faz parte do Coletivo LabCine - que também produziu o documentário com o apoio do Circo Young - e conta a história dos últimos dias de um pequeno circo na zona rural de Timon. O documentário foi o trabalho de conclusão do curso de jornalismo de Weslley na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Quem recebeu o prêmio no último domingo (16), no Rio de Janeiro, foi o diretor do filme, o jornalista Weslley Oliveira. "Sim baixo orçamento é a forma de produzirmos com o que temos, e aqui já agradecemos a cada pessoa que emprestou equipamentos, carro, tempo, disposição e afeto para rodar esse filme", informou coletivo em nota.
Nota do Coletivo LabCine:
Quando ficamos sabendo que estávamos entre os filmes do festival foi emoção compartilhada com cada pessoa do nosso Lab.
Em meio às rotinas e corres de sobrevivência da maioria da equipe só diretor consegui as passgens, só pasagens mesmo rsrs, para participar do @festivalvisoesperifericas.
E ontem foi o grande dia , dia em que a emoção escorreu pelos olhos que brilhavam, dos que acompanhavam mesmo distantes a premiação, aquela alegria de vê que sim é possível fazer cinema no Piauí, é possível produzir na periferia porque é de lá que a gente vem.
Sim baixo orçamento é a forma de produzirmos com o que temos, e aqui já agradecemos a cada pessoa que emprestou equipamentos, carro, tempo, disposição e afeto para rodar esse filme.
Saímos desse festival fortalecidos com vontade de produzir mais e mais porque sim no Piauí se faz cinema.
Dedicado:
Ao Piauí, a Teresina, a Timon, ao circo brasileiro, ao cinema independente, a família de dona Iracema (personagens do filme), as orientações formais e informais, ao LabCine.
Gratidão.
Sensação
Vento
Umidade