O significado por trás das formas do Neoplasticismo
Vamos saber mais sobre uma tendência artística que tem como principal nome Piet MondrianSalut! Como estão? Após falarmos sobre exposições em Teresina, hoje vamos adentrar um pouco mais na História da Arte, falando sobre uma importante tendência artística. Nosso tema hoje é Neoplasticismo. O criador e principal teórico foi o artista Piet Mondrian, e a origem é de 1917, tendo como marco a criação da revista De Stijl (O Estilo), por Mondrian e Theo Van Doesburg.
Nessa tendência, podemos perceber a força da representação das formas, o que se dá por influência do cubismo, sobre o qual já falamos por aqui. O cubismo foi responsável por essa quebra de padrões nas formas tradicionais de representação, dando espaço para outros movimentos seguirem inovando. A característica que diferencia o Neoplasticismo, porém é a forma como a pintura se reduz a formas e linhas puras, criando um sentido de harmonia, equilíbrio. Olhando para as pinturas é possível perceber e até reconhecermos obras famosas dessa tendência, principalmente as de Mondrian.
Ícone do Neoplasticismo, Piet Mondrian foi um pintor neerlandês que desde a juventude despertou o interesse pela pintura, passando por vários estilos. Mas foi ao visitar uma exposição cubista em Amsterdam que teve a maior influência e inspiração para seus futuros trabalhos. Em sua carreira, passou pelo figurativo e chegou ao abstrato. Sua obra mais famosa seguindo a linha neoplástica consiste em linhas pretas que percorrem o espaço da tela e têm seus limites preenchidos por blocos de cor ou o branco. A aparente simplicidade das composições possui, é claro, um significado mais denso: a busca por clareza, harmonia em meio a um cenário, a essência por trás de cada coisa do universo. A rejeição da ideia de arte enquanto mera representação de cenas reais caracteriza suas obras e o neoplasticismo como tendência.
Quando Mondrian foi a a Nova York, deu início à sua nova fase, libertando-se das próprias regras de pintura.
Outro nome importante para o movimento é Theo Van Doesburg, artista holandês que contribuiu muito para a disseminação do Neoplasticismo através da fundação da De Stijl. Ela veio com a intenção de trazer tudo de mais novo em arte, design, arquitetura, música, enfim, trazendo as nova tendências e conceitos. Em suas obras, Van Doesburg, assim como Mondrian, utilizava bastante as linhas pretas e as formas retangulares preenchida com cores primárias. Ele foi um importante pintor, escultor, poeta, designer e arquiteto.
Espero ter levado a vocês mais conhecimento sobre uma corrente artística que possui um profundo significado por trás da aparência simples de suas obras e que muitas pessoas desconhecem esses trabalhos e a filosofia por trás dessas obras. Seu período de maior atividade foi entre 1917 e 1919. Vamos às dicas de hoje?
As exposições da Montmarte nos restaurantes Vertigo Gastrobar e Seraphim Gastronomia estão na última semana. Visite!
Seguimos com a exposição CANTOs & enCANTOs, de Jucelino Nunes na Montmartre Arte e Galeria.
Dia 28 de setembro às 10h da manhã na Galeria de Artes Mercado Velho - Centro: Exposição Pigoita, de Fátima Campos.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Veja o vídeo!
Família comemora aniversário de falecido com cerveja e pagode em cemitério no Norte do PI