Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • ITTNet
  • Ilhotas Padaria
Artlife

Artlife

86 3085 3892

Postada em 26/10/2018 ás 16h19

Respirando Arte e História: East Side Gallery em Berlim

O local é bastante visitado e carrega muito significado para o povo alemão
Respirando Arte e História: East Side Gallery em Berlim
O local reúne milhares de turistas durante todo o ano (Foto: Reprodução)

 

Salut! Como vocês estão? Hoje vamos continuar nossa viagem pela arte das cidades da Alemanha. Após nos encantarmos com as galerias de Munique, nosso destino hoje é Berlim, onde apresento a vocês a East Side Gallery, onde tive o prazer de visitar nessa viagem. Bom, diferente das galerias que visitei em Munique, prédios sofisticados e imponentes que abrigam grandes obras de arte, desta vez o que vi foi algo diferente, mas igualmente belo e inspirador. A East Side Gallery é uma galeria de arte ao ar livre, localizada no lado leste do antigo muro de Berlim, um dos maiores símbolos históricos do país.

Inaugurada em 1990, a galeria é um trecho de 1316m do muro – o maior pedaço dele ainda de pé – que conta com 106 pinturas feitas por artistas do mundo inteiro.  Turistas de todas as partes do mundo visitam o local todos os dias para apreciarem as pinturas e também aprenderem mais sobre esse capítulo da História mundial que foi a queda do muro de Berlim, marcando o fim da Guerra Fria, em 1989.  É um local que abriga memória e atrai não só aqueles que apreciam a arte, mas também visitar um espaço que gera reflexão sobre um período triste de nossa História.

east-side-berlim
Posando em uma parte dessa imensa galeria a céu aberto (Foto: Acervo pessoal)

 

Uma das pinturas mais famosas da East Side Gallery é a que retrata o líder russo Leonid Brezhnev beijando Erich Honecker, líder da República Democrática Alemã. Podem ser encontradas muitas pinturas que fazem referência ao momento político da época, mas também outras que levam cores e otimismo, mensagens de paz e de resistência ao muro que um dia fora um grande instrumento de opressão e medo.

obra-east-side
Com uma das pinturas mais famosas da East Side Gallery (Foto: Acervo pessoal)

Outra imagem marcante no muro é a de um Trabant, um veículo bastante utilizado na Alemanha Oriental, que “atravessa” o muro. Muitas pinturas representam críticas sociais, como a do artista César Olhagaray que representou os alemães capitalistas como pessoas de “cabeças quadradas”. O mais interessante é observar nessa imensa galeria a variedade de estilos e de formas de expressão reunidas em um só lugar, uma verdadeira mistura de cores, formas, temáticas e influências. É inspirador para artistas e também enche os olhos de qualquer turista que visita o local.

galeria-berlim
Com meu esposo Delson visitandoe esse lugar maravilhoso de Berlim (Foto: Acervo pessoal)

Por ser um espaço de livre expressão, muitas pessoas acabam vandalizando o local, o que preocupa a muitos que lutam pela conservação dessa que é considerada uma das maiores galerias a céu aberto do mundo.  Artistas buscam formas de garantir a proteção do espaço e de conseguir recursos públicos para isso. De qualquer forma, East Side Gallery é um dos maiores espaços de street art do mundo, mostrando toda a liberdade artística e o melhor da arte urbana que acompanha toda a história da cidade e resiste ao tempo.

gina-castelo-branco
Essa foi uma das pinturas que mais me encantaram (Foto: Acervo pessoal)

Posso afirmar que o povo alemão não esquece do seu passado, e apesar de se envergonhar muito do que um dia o país representou e pregou, há um sentimento de esforço por parte da nação, para jamais deixar que os horrores da guerra sejam esquecidos ou menosprezados. Há uma grande consciência nesse sentido e prova disso são os diversos memoriais erguidos relembrando diversos episódios. Para quem tem a oportunidade de visitar a Alemanha, considero East Side Gallery uma parada obrigatória. Vamos às dicas de hoje?

A União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI) realiza a XI Exposição Formas e Afetos, que leva o 50 obras de artístas do estado. A exposição vai até o dia 4 de novembro, no SESC da Av. Campos Sales, Centro-Norte, de Teresina. A entrada é gratuita.

A Montmartre segue com exposição do artista Jucelino Nunes. Quem ainda não visitou pode correr que ainda dá tempo. A entrada também é gratuita!

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 05:45

25º

Min 23º Max 33º

Alguma nebulosidade

94% 5.3 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium