A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) do Piauí confirmou que um sagui (conhecido como macaco soinho) encontrado morto no Piauí estava com o vírus da Raiva. O animal foi encontrado por populares na comunidade Buritizinho, zona Rural de Campo Maior, Norte do Piauí, mas não há nenhum registro de alguma pessoa com suspeitas da doença na região.
Após ser avistado por populares, o agente de saúde da região foi comunicado do cadáver do animal, ele acionou o serviço de vigilância do município de Campo Maior, que recolheu o animal até a sede do Centro de Zoonoses de Teresina (PI). Já nessa última terça-feira (24), saiu o resultado exame que comprovou que o animal testou positivo para presença do vírus da Raiva.
Com a confirmação do caso, a SESAPI juntamente com a vigilância de Saúde do município realiza ações de prevenção, como realização de paletras e distribuição de informes com as características da doença, bem como a importância de se evitar contato com animais silvestres. Além disso, nesta próxima sexta-feira (27) está prevista a vacinação de animais domésticos na região onde o sagui foi encontrado.
Mín. 23° Máx. 42°