O estádio Albertão recebeu, na noite de sábado (12), o Cross Urbano, um evento esportivo inovador também conhecido como a “Corrida dos Estádios”, patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) . O evento faz parte de uma série que passa por várias cidades do Brasil, teve aprovação dos atletas participantes, que já esperam por mais.
Dentre os mais de mil passageiros participantes, a enfermeira Tayrine Ellen completou o circuito e apresentou sua alegria ao cruzar a linha de chegada. “Estou muito feliz por ter conseguido realizar o circuito. É 'bora' mais, com mais milhas, que a gente vai arriscar a conseguir”. Para a bombeira militar Carolina Ribeiro, o impacto do evento na promoção da saúde foi notável. “Reunir a comunidade para o bem que traz para a saúde e o bem-estar, está aprovadíssimo”.
O funcionário público Fernando Aragão, que se recupera de uma lesão, destacou a importância da prova em sua recuperação. “Aproveitei esse momento, em que venho de lesão, para voltar a me preparar para executar os próximos eventos. Então, que esse evento continue”.
O organizador do Cross Urbano, Freddy Carvalho explicou como surgiu a ideia de utilizar o Albertão para esse tipo de evento. “A ideia surgiu em 2014, quando víamos as construções das arenas multiuso. Então pensamos, já que é arena multiuso, por que não tem um evento de corrida aqui? O objetivo do Cross Urbano é fazer dos estádios arenas multiuso”.
Durante o evento, os participantes percorreram diversas áreas do estádio, desde arquibancadas até rampas e túneis, aproveitando o espaço como um verdadeiro playground esportivo. Para o atleta Expedido Falcão, que é tradicionalmente ligado ao judô, a importância da prova vai além da corrida. “Minha intenção no Cross Urbano é incentivar que as pessoas possam praticar atividade física. E levar a corrida para o Albertão, templo do futebol piauiense, ajuda a difundir cada vez mais o esporte como um todo”.
Pedro Rodrigues, superintendente da Secepi, destacou a relevância do evento para o estádio e para o esporte local. “Trazer uma corrida com essas características revela a importância de mostrar o multiuso do Albertão. Dessa forma, o governador Rafael Fonteles e a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, estão mostrando o potencial que o estádio tem”.
A secretária Josiene Campelo também comentou sobre o sucesso do evento. "Ver o Albertão sendo utilizado para um evento como o Cross Urbano é uma prova de que o esporte pode ocupar espaços de diversas formas. Nosso objetivo, junto ao Governo do Estado, é promover o esporte em todas as suas vertentes e promover a população a população adotar hábitos mais saudáveis”.
A edição 2024 do Cross Urbano Caixa já passou por Manaus e seguirá para outras cidades do Brasil, como Salvador, Recife e Fortaleza.
Mín. 21° Máx. 32°