A GEVISA (Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina) realizou, na última sexta-feira (06), uma reunião com os proprietários de quiosques de alimentação da Cidade Junina 2025. A reunião garante a segurança dos mais de 200 mil visitantes esperados nas seis noites de festa, que acontecerá neste final de semana na capital.
A palestra foi conduzida pela Gerente de Vigilância Sanitária do Município de Teresina, Jeanyne Seba e pela Fiscal da GEVISA, Cecília Melo, que abordaram assuntos muito relevantes para assegurar a aplicação das condutas do Código Sanitário do Município de Teresina e, desta forma, assegurar que os quiosques de alimentação ofereçam produtos de qualidade e seguros para o consumo dos brincantes da 31ª edição da Cidade Junina, que acontecerá nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho.
Os principais pontos abordados foram:
- Cuidados com a estrutura física das barracas;
- Utensílios e equipamentos permitidos;
- Segurança durante a manipulação dos alimentos;
- Tipos de alimentos adequados para levar ao evento e cuidados com sua conservação;
- Cuidados com o Gelo utilizado para gelar as bebidas;
- Acondicionamento e descarte de lixo;
- Materiais e condutas proibidas.
Além de todos esses pontos, a gerente de vigilância sanitária de Teresina, Jeanyne Seba, também passou instruções de prevenção e combate ao fogo em casos de princípios de incêndio para garantir a integridade física de todos.
A gerente explica como funcionará a fiscalização nos quiosques durante os dias de evento, veja o vídeo:
Denilson Soares, que participa do evento há mais de 10 anos com o restaurante “Menu Diário”, fala sobre os pratos que levará ao evento. “Este ano vamos levar pratos que o pessoal valoriza muito aqui no Nordeste, o carneiro em filé, costelinha de carneiro, também vamos levar leitão assado e os pratos típicos que não podem faltar: carne de sol, paçoca, creme de galinha e feijão tropeiro”.
Ele reconhece a importância das orientações sanitárias da GEVISA. “Esse tipo de reunião é muito importante, principalmente para que a gente possa passar uma comida de qualidade para os nossos clientes e garantir que todos os alimentos são seguros pra consumo. Eu já participei de várias nesses anos que levo meu restaurante para a Cidade Junina, mas sempre consigo aprender algo novo a cada reunião”, reforça Denilson Soares.
Ao contrário do Denilson, que já participa há muitos anos do evento, também estava presente na reunião, a Luana Sipaúba, que é formanda do curso de Gastronomia e levará, pela primeira vez, toda a técnica do curso ao seu quiosque “Delícias do Sertão”.
“Levaremos os pratos típicos do período, mas com a nossa identidade e uma montagem diferente. Também teremos arrumadinho com vatapá, bolos, brownies, brigadeiros, batatas fritas e hambúrguer, é comida boa para todos os gostos”, destaca Luana.
Mesmo estudando sobre higiene e segurança dos alimentos na faculdade também, ela entende a importância da reunião com a Gerência de Vigilância Sanitária.
“Levando em consideração um público grande como é o da Cidade Junina, que recebe crianças, adultos e idosos, uma reunião como essa é super importante para garantir a o padrão de qualidade dos alimentos e a segurança de todos os visitantes”, finalizou Luana.
PARTICIPAÇÃO DE PATROCINADORES
Além das orientações sobre a manipulação e comercialização dos alimentos, houve também a presença de alguns patrocinadores que levaram soluções para os proprietários dos quiosques.
A Vanessa Veloso, gestora da operação da Stone em Teresina levou a marca à reunião. Eles vão fornecer máquina de cartão, com conta digital e cartão de débito para todos os proprietários de quiosques que precisarem, democratizando a forma de pagamento para todos os restaurantes do evento.
A Uniweb levará ao evento uma estrutura própria com diversos pontos de acesso à internet, garantindo que todos os visitantes e os quiosques tenham acesso à conexão estável e de qualidade e, dessa forma, consigam acessar seus apps de pagamento, evitando transtornos e demora nas filas dos quiosques.
O Márcio Martins, CEO da Nacional Carnes, também esteve presente e garantiu um desconto na compra das carnes e produtos que os proprietários precisarem para vender nos quiosques, garantindo assim, que todos tenham acesso a carnes de extrema qualidade e possam oferecer pratos deliciosos nos dias de evento.
A 31ª edição da Cidade Junina acontece em dois finais de semana, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 e está preparada para receber mais de 200 mil visitantes nas seis noites de festa, consagrando o evento como o maior São João do Piauí e um dos maiore do Nordeste. A Cidade Junina destaca o melhor das tradições nordestinas com muita dança, música com artistas locais e nacionais, artesanato, Bumba Meu Boi e o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas. O evento acontece na Arena do Teresina Shopping e terá entrada gratuita, com espaços adequados para todas as idades.
Mín. 26° Máx. 35°