Buscando assegurar os direitos e o bem-estar de todos os públicos, a Cidade Junina 2025 tem se destacado não apenas pela programação cultural, mas também pelo cuidado com a acessibilidade. O evento oferece espaços reservados próximos aos palcos, garantindo uma boa visibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e autismo, além de banheiros adaptados distribuídos em pontos estratégicos da Arena do Teresina Shopping.
Um dos exemplos de inclusão foi a experiência de Marcus Vinícius, uma criança de 8 anos com autismo, que aprovou o espaço reservado. “O espaço está ótimo para passar a noite, a vista está muito boa para ver a apresentação das quadrilhas”, afirma o estudante.
O pai de Marcus, Martinho Júnior, também elogiou a iniciativa. “A área é muito boa, todos os anos a gente vem e fica nesta área. O Marcus não consegue ficar em lugar lotado, e como aqui o espaço é grande, não fica lotado, está ótimo”, destacou.
Além da área de visibilidade reservada, a Cidade Junina também disponibiliza rampas de acesso, pisos antiderrapantes e sinalização adequada para facilitar a locomoção. Os banheiros adaptados contam com barras de apoio e espaço suficiente para cadeirantes.
Para o público surdo, algumas apresentações culturais e shows contam com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ampliando a acessibilidade comunicacional durante o evento.
A organização da Cidade Junina destaca que a cada edição busca implementar melhorias com base no feedback do público. "Nosso objetivo é que todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam viver a experiência da Cidade Junina com conforto e segurança", afirma a organização do evento.
A expectativa é que, nos próximos anos, o evento continue ampliando suas ações de inclusão, garantindo que a maior festa junina do Piauí seja cada vez mais acessível e acolhedora para todos.
Mín. 26° Máx. 35°