O centro de Teresina ganhou cores, ritmos e muita animação na manhã desta terça-feira (17) com o desafio junino “Bora Quadrilhar!”, promovido pela Equatorial Piauí em parceria com a Cidade Junina. O evento, gratuito e aberto ao público, aconteceu a partir das 8h na entrada do Shopping da Cidade, com acesso pela Praça da Bandeira.
A arena montada no local foi palco para a disputa entre quatro tradicionais quadrilhas juninas da capital: Explosão Estrelar, Balança Matuto, Chapadão do Corisco e Coração Nordestino.
O desafio foi comandado pelo apresentador Laercio Andrade e o influenciador digital da Equatorial Piauí, João da Luz, que deram o tom de diversão ao evento.
Além das apresentações das juninas, o público também curtiu shows com as bandas Os Caba do Forró, Felipe Caldas e Eryka Magalhães. Durante toda a manhã, Laercio Andrade promoveu brincadeiras, sorteios e disputas de forró, com distribuição de brindes oferecidos por lojistas do Shopping da Cidade.
O evento contou com a presença do presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, que destacou a importância da aproximação com a população.
“É muito bom estar próximo da população, esse é o nosso objetivo e, para apoiar a cultura regional, nada melhor do que vir a este local, onde sempre tem muita gente circulando”, afirmou o presidente.
Também marcaram presença a Dra. Christiane Alencar, diretora do projeto Cidade Junina, e o Dr. Valter Alencar, advogado.
“Para a gente da Cidade Junina, é uma honra estar apoiando as nossas raízes, a cultura nordestina e as festividades juninas. Há 31 anos realizamos o maior festival junino do nosso estado e enfatizamos a força, energia e a alegria, e estamos cada vez mais próximos das pessoas, da cultura do Piauí e do Nordeste”, destacou Christiane.
“Muito obrigada e parabéns à Equatorial por estarmos juntos apoiando cada vez mais a nossa cultura”, acrescentou ela.
Dr. Valter Alencar também fez questão de parabenizar a distribuidora.
“Quero parabenizar o sr. Humberto e todos que fazem a Equatorial no Piauí e em outros estados. Quero dizer que o sistema Clube é um parceiro da Equatorial, especialmente em eventos tão importantes para a nossa cultura”, declarou.
“Estar presente nesse momento, é dizer que a Cultura é um patrimônio que a Equatorial defende e incentiva de várias maneiras no nosso estado”, concluiu.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o desafio lançado às quadrilhas participantes: cada grupo teve que recrutar, dentro do Shopping da Cidade, até quatro pessoas aleatórias e transformá-las em verdadeiros quadrilheiros. O tempo para a tarefa foi de uma hora.
Após o recrutamento, os novos integrantes participaram das apresentações, que foram avaliadas por uma banca de jurados. Os critérios foram: coreografia, figurino e grito de guerra.
Na avaliação, um dos jurados foi Cláudio Barreira, avaliador da Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí. Ele ressaltou a importância cultural do momento.
“Este é o período do ano em que a gente mais respira cultura e todas essas quadrilhas a mantêm viva a cada ano e esperam o ano inteiro pelo São João.”
Ao final da disputa, a quadrilha Explosão Estrelar foi a grande vencedora, conquistando os jurados e levando para casa diversos prêmios.
Enquanto as juninas buscavam seu quadrilheiros pelo shopping, o apresentador Laercio Andrade interagia com os visitantes e distribuia brindes oferecidos pelos lojistas que entraram na brincadeira.
A Equatorial Piauí reforçou durante o evento o seu compromisso com o incentivo à cultura local. Atualmente, a empresa soma cerca de 400 projetos patrocinados nas áreas de cultura, turismo e esporte, sempre com foco em transformar a realidade onde atua.
A escolha dos projetos segue uma perspectiva de promoção de uma agenda positiva, voltada para a preservação das manifestações culturais e a valorização da classe artística e da sociedade piauiense.
CONFIRA ALGUNS REGISTROS DO EVENTO
Mín. 26° Máx. 35°