Sexta, 23 de Outubro de 2026
86 9823-1612
Polícia URGENTE

Ex-diretor investigado por abuso de crianças em creche de Timon é preso novamente após romper tornozeleira eletrônica

Suspeito havia sido colocado em liberdade com medidas cautelares, mas descumpriu determinação judicial e teve nova prisão preventiva decretada

10/07/2026 12h04 Atualizada há 3 meses atrás
Por: Redação Clube Notícias
Ex-diretor investigado por abuso de crianças em creche de Timon é preso novamente após romper tornozeleira eletrônica

O ex-diretor-adjunto de uma creche de Timon (MA), Alberto Luiz Freitas Monção, de 49 anos, foi preso novamente nesta sexta-feira (10), após descumprir as medidas cautelares impostas pela Justiça. Investigado por suspeita de abusar sexualmente de crianças dentro da unidade de ensino, ele havia rompido a tornozeleira eletrônica que utilizava desde que deixou a prisão, no mês passado.

A nova prisão foi confirmada pelo delegado regional de Timon, Cláudio Mendes. Segundo a Polícia Civil, o investigado passou a ser considerado foragido após o rompimento do equipamento de monitoramento eletrônico, registrado no último dia 5 de julho.

Após a expedição de um novo mandado de prisão preventiva, equipes policiais iniciaram diligências para localizar o suspeito. Alberto foi encontrado nesta sexta-feira e voltou a ser preso.

O investigado havia obtido liberdade no dia 17 de junho, depois que a Justiça revogou a prisão preventiva. A decisão levou em consideração o excesso de prazo para a conclusão das investigações e para o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.

Mesmo em liberdade, Alberto deveria cumprir uma série de restrições impostas pelo Judiciário, entre elas o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar no período noturno, proibição de frequentar instituições de ensino, afastamento de funções públicas e impedimento de manter contato com vítimas e testemunhas.

Investigação

Alberto Luiz Freitas Monção foi preso pela primeira vez em maio deste ano, durante uma investigação da Polícia Civil do Maranhão sobre supostos abusos sexuais cometidos contra crianças em uma creche localizada no bairro Vila João Reis, em Timon.

De acordo com a investigação, imagens do sistema interno de monitoramento registraram o então diretor-adjunto retirando crianças das salas de aula e conduzindo-as até um depósito situado próximo à diretoria da escola, apontado como o único ambiente da unidade sem cobertura por câmeras de segurança.

Segundo a polícia, o investigado permanecia no local por alguns minutos e, em seguida, levava as crianças de volta às salas, oferecendo presentes a elas.

Após a revogação da prisão preventiva, o Ministério Público voltou a solicitar a custódia do investigado diante do descumprimento das medidas cautelares. O pedido foi acolhido pela Justiça, que determinou a expedição de um novo mandado de prisão preventiva, cumprido nesta sexta-feira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
TIMON - MA

TIMON - Maranhão

Sobre o município
Notícias e informações sobre o município de Timon (MA).
Teresina, PI
Atualizado às 14h01
36°
Parcialmente nublado

Mín. 26° Máx. 42°

37° Sensação
11.12 km/h Vento
32% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)

Mín. 26° Máx. 41°

Tempo limpo
Domingo (25/10)

Mín. 21° Máx. 42°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias