Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Artlife
Postada em 09/12/2018 ás 15h41

Encontros de 2ª: Um bate papo sobre o mercado da Arte

Participei de um encontro bem interessante para falar sobre como vemos a Arte no Piauí
Encontros de 2ª: Um bate papo sobre o mercado da Arte
Com os participantes desse espaço de discussão (Foto: Acervo pessoal)

Salut! Como vocês estão essa semana? O nosso assunto de hoje é mais um dos espaços enriquecedores na Arte que tive a oportunidade de participar aqui em Teresina: uma roda de conversa que teve como tema “O Mercado de Artes Visuais”. O evento faz parte de um belíssimo projeto da Geleia Total chamado “Encontro de 2ª”. A Geleia Total é um coletivo que trabalha com a divulgação de artistas piauienses de diversas áreas, realizando eventos e outras atividades no sentido de impulsionar o cenário artístico não só em Teresina, mas em todo o estado. Fui convidada para integrar esse bate papo ao lado do proprietário da Terrasse, Luiz Fernando Dantas, grande admirador de arte que também trabalha na realização de exposições e divulgação de trabalhos da arte local. O encontro aconteceu na galeria The Doors – Work & Art, um local que vem fazendo a diferença na vida cultural de Teresina com exposições, rodas de conversa e outros eventos culturais.

gina-noe-filho
Com Noé Filho, idealizador da Geleia Total e organizador dos encontos (Foto: Acervo pessoal)

Durante o encontro, pude falar um pouco sobre o meu trabalho como galerista na Montmartre e como lido com o mercado da Arte e a representação de artistas no Piauí, além das experiências de exposições nacionais que já recebemos. A discussão foi acerca de como o nosso estado trata os artistas e as exposições de arte local. Falamos um pouco sobre a importância do interesse pelo conhecimento da arte nas escolas e do pouco incentivo à visitação de museus, por exemplo, por escolas.

Falamos um pouco sobre como artistas podem promover seu trabalho e falar sobre suas obras. Eles têm que saber falar com a mídia? Faz parte do trabalho de um artista plástico? Nesse ponto, acrescento a importância do trabalho de curadores e galerias de arte, que representam esses artistas e os colocam em um espaço digno de divulgação para que ele seja reconhecido por mais pessoas e pelos nomes do mercado artístico. Trago um pouco da minha experiência com a Montmartre, onde muitos artistas procuram para expor pela primeira vez e ter suas obras divulgadas em um espaço que reúne vários trabalhos.

roda-de-conversa
Durante a roda de conversa com Noé Filho e Luiz Fernando Dantas (Foto: Reprodução)

A arte como objeto concreto foi um ponto trazido à conversa que também achei muito interessante. A linha entre um quadro como arte em sua casa e como mero objeto de decoração: O que significa comprar uma obra de arte apenas porque ela combina com a decoração e os demais objetos de sua casa? A ideia de arte enquanto objeto de enfeite causa a rejeição de muitas pessoas por determinadas obras que não são consideradas esteticamente bonitas, ou que não ficariam agradáveis na decoração de uma sala.

encontro-de-2
O encontro foi bastante descontraído, onde todos puderam dar suas opiniões e conversar (Foto: Acervo pessoal)

E produzir apenas visando o retorno financeiro? A discussão sobre a arte enquanto meio de sobrevivência é ampla e engloba desde questões de inspiração artística até a produção de obras que não fazem o estilo ou gosto pessoal do artista apenas para a venda e para pagar as contas no fim do mês. Viver de arte é um desafio, principalmente se a sua verdadeira arte não agrada a certos padrões ou gostos. Por isso é importante discutirmos a importância da valorização da arte, da arte como parte de nossas vidas, como algo além do estético ou do que é feito para agradar a todos e vender como qualquer outro produto. Ela existe para ser interpretada e tocar diversas pessoas de diferentes formas, intrigar e fazer pensar aqueles que a apreciam. Por mais espaços que valorizem a arte e reconheçam a sua importância!

Foi um grande prazer participar desse encontro e discutir questões tão pertinentes ao redor da arte e do seu mercado. Os encontros de 2ª acontecem todas as segundas-feiras à noite, a cada semana com um tema diferente. Recomendo a todos participarem! É um bate papo bem descontraído em que todos ficam à vontade para ouvir e dar opiniões sobre diversas áreas da cultura.

Vamos às dicas de hoje?

Para saber mais sobre a Geleia Total e seu trabalho, visite o site: https://www.geleiatotal.com.br/

A exposição Orto foi aberta na última quinta-feira na Montmartre e segue durante todo o mês de dezembro. Visite!

Comentários
Cultura
Sobre
Artlife
Blog Artlife
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 08h06
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 36° - Mínima: 24°
30°

Sensação

4 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp