Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 03/01/2019 ás 11h34
Fonte: Jornal do Brasil

'Superlua de sangue de lobo': novo ano começará com eclipse lunar total

O fenômeno também é conhecido como "Superlua de sangue de lobo" e pode ser observado em todo o Brasil.
'Superlua de sangue de lobo': novo ano começará com eclipse lunar total
Superlua de sangue (Foto: Reprodução/YouTube)

O eclipse total vai ocorrer na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019 e deixará a Lua em tom avermelhado. O fenômeno também é conhecido como "Superlua de sangue de lobo" e pode ser observado a partir do território de vários continentes.

Naquele dia, o satélite natural da Terra estará mais próximo do nosso planeta e, portanto, aparecerá maior do que o habitual.

Às 03h12 (da madrugada de 20 para 21 de janeiro, horário de Brasília) de 2019, o satélite, na fase de lua cheia, estará completamente envolto em um manto avermelhado ou laranja. Os habitantes da América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental e África poderão apreciar esse fenômeno celestial.

Curiosamente, a peculiar cor avermelhada do satélite é um reflexo do estado da atmosfera da Terra, explicou a astrônoma Pamela Gay ao portal Space.com: "Uma Lua de cor de sangue é criada pelas cinzas de incêndios e vulcões, tempestades de poeira e poluição que são filtradas pela luz solar enquanto se espalham pelo mundo."

Durante a noite de 28 de junho de 2018, vários países puderam observar o mais longo eclipse lunar do século XXI, durante o qual o satélite também ficou colorido de vermelho. Esse fenômeno foi chamado de "Lua de Sangue".

Deve-se notar que este nome não tem nada a ver com a nomenclatura científica. "Cientistas e astrônomos não apelidam esses eventos comuns de ‘Luas de Sangue', pelo menos não seriamente", escreveu o jornalista de ciência Ryan Mandelbaum no Gizmodo.

Comentários
Ciência e Tecnologia
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 22h27
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
33°

Sensação

4 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp