Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 05/02/2019 ás 16h33 - atualizada em 07/02/2019 ás 08h28

Janeiro Branco: Levando arte para um espaço sobre saúde mental

A Montmartre foi convidada a expor obras numa palestra em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização para a saúde mental
Janeiro Branco: Levando arte para um espaço sobre saúde mental
Algumas das telas expostas no evento (Foto: Acervo Montmartre)

 

Hello! How are you? Vamos conversar sobre a importância da Arte na vida das pessoas? Na última semana, a Montmartre foi convidada a participar da palestra “Comunicação não-violenta nas relações interpessoais”, com a psicóloga Patrícia Farias, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Essa palestra aconteceu no prédio da Receita Federal, no mês voltado à conscientização sobre a saúde mental, o Janeiro Branco. Na ocasião, algumas obras de arte da nossa galeria foram expostas no local e isso me inspirou a trazer para nosso post de hoje uma discussão sobre a relação da arte com a saúde mental.

 

 

evento-receita-federal
Claudia Belchior Cavalcante e Patrícia Farias (Foto: Acervo Montmartre)

Esse espaço de grande importância foi organizado pelo delegado da Receita Federal, Eudimar Alves e por Claudia Belchior Cavalcante, da equipe de comunicação da Receita Federal, que gentilmente nos convidou a participar com a exposição de obras do nosso acervo. Claudia fez um belíssimo trabalho voltado ao Janeiro Branco, com o envio de poemas por e-mail aos funcionários, fazendo alusão à saúde mental e a importância da causa. Consegui ver uma relação entre alguns dos poemas com obras de arte que levamos para ser expostas, como as esculturas de Estênio e Reisinha, com o texto “Da Influência dos Espelhos” e as esculturas de Genivaldo Costa. O poema “Instantes”, que faz reflexões sobre o tempo me lembrou em alguns aspectos o significado da minha tela “Resplandecente”.

 

poemas-saude-mental
O uso de poemas foi uma ideia interessante e inspiradora (Foto: Acervo Montmartre)

A importância da arte para a saúde mental é assunto muito discutido já há bastante tempo e seu papel é de grande importância na vida das pessoas. A “Arteterapia” já é utilizada por diversas organizações e consiste em utilizar a produção artística para melhorar a saúde de diversos tipos de pacientes em reabilitação seja física ou mental. Aqui em Teresina, ela é utilizada no tratamento de pacientes no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), auxiliando na melhoria da coordenação motora, da atenção e da autoestima.

 

eudimar-alves-receita-federal
Eudimar Alves delegado da Receita Federal falando falou durante o evento (Foto: Acervo Montmartre)

 

ana-paula-eudimar-alves
Nossa gerente Ana Paula ao lado de Eudimar Alves na palestra (Foto: Acervo Montmartre)

Quem esteve no evento nos representando foi a gerente da Montmartre, Ana Paula Santos. Ao todo foram 19 telas da Montmartre presentes no local. No evento, tivemos a participação dos artistas Evaldo Oliveira, Larissa Palha Dias, Pollyanna Raissa, Beth Paz, Emmanuelle Alencar, Genivaldo Costa e Ribamar Júnior.

 

artistas-montmartre
Nossos parceiros artistas estiveram presentes na ocasião, além de exporem trabalhos (Foto: Acervo Montmartre)

Além de ser um conhecimento importante a ser adquirido, a arte faz bem para a mente, para o nosso bem-estar e melhora nosso relacionamento com o outro. Para nós, foi uma grande alegria fazer parte de um espaço tão importante de discussão sobre um assunto que dever ser pauta o ano inteiro, isso nos dá uma sensação muito boa de saber a importância social que nosso trabalho com a arte tem. Você já conhece os benefícios da arte para sua saúde? Espero que tenha levado a você boas informações sobre o assunto. Saúde mental é um tema para discutirmos todos os dias. Se você se sente mal com frequência e precisa conversar com alguém, ligue para o Centro de Valorização da Vida – CVV, que terá sempre um voluntário que irá lhe ouvir, basta ligar para o número 188. Vamos às dicas de hoje?

A Montmartre está de portas abertas para lhe receber com a exposição Orto todos os dias com entrada gratuita.

A exposição Conexões 2ª Edição continua acontecendo no restaurante Vertigo Gastrobar com grandes obras dos artistas da galeria. Visite!

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 00h00
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 36° - Mínima: 24°
33°

Sensação

15 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp