Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/02/2019 ás 10h49

Montmartre recebe o Encontro da Rede Empreendedoras de Alta Performance

A reunião contou com uma palestra da curadora Elsa Elvas sobre Arte e sua relação com os ambientes
Montmartre recebe o Encontro da Rede Empreendedoras de Alta Performance
O encontro foi muito enriquecedor para as mulheres participantes da Rede

Salut! Como vocês estão essa semana? Hoje vou contar um pouco sobre um evento que recebemos recentemente na Montmartre Arte e Galeria: o encontro da Rede Empreendedoras de Alta Performance, grupo do qual participo e que é formado por mulheres que são grandes profissionais e fazem a diferença em nosso Estado em todas as áreas em que atuam. Como vocês sabem, gosto sempre de ressaltar o trabalho e a força de mulheres que nos inspiram e nos representam e para mim é um prazer fazer parte da Rede, com meu trabalho com a Arte.

apresentacao-palestra
Fiz uma breve apresentação sobre nosso trabalho e equipe antes da palestra (Foto: Acervo Montmartre)

Como estamos sempre promovendo espaços de discussão a respeito da Arte em nosso estado, trazendo novas visões e o olhar de grandes profissionais da área, tivemos a ideia de promover uma dessas discussões no evento. O encontro contou com uma excelente palestra da curadora Elsa Elvas sobre “A importância da obra de arte nos projetos de ambientes”. Ela contou um pouco sobre sua experiência na área de curadoria de arte e a atuação aqui no Piauí, além de trazer importantes reflexões sobre nossa relação com a Arte, com a cultura local e a relação da obra com os ambientes.

Elsa falou sobre a relação do homem com a arte em ambientes, desde as pinturas rupestres até hoje, da necessidade de representar, além da ligação da obra com o ambiente. O trabalho de curadoria se debruça sobre toda a atmosfera de um espaço que recebe a obra de arte, com o objetivo final de tocar o público. Assim, tudo faz parte da experiência: ambientes, sons, cheiros, enfim, a arte muito além de um objeto.

elsa-elvas
Elsa Elvas durante sua palestra para a Rede Empreendedoras de Alta Performance (Foto: Acervo Montmartre)

Isso nos leva a outro assunto que foi abordado na palestra, que é a tentativa de algumas pessoas de moldar uma obra de arte a tendências de moda, para se encaixar em um espaço como parte da decoração, sem se importar com a proposta da obra nem com as intenções e escolhas do artista para determinada peça. É correto alterar cores, formas e sentidos de um trabalho de outra pessoa para adequá-lo ao seu espaço? Isso é parte de uma visão equivocada de que arte se resume a objeto de decoração e nos remete à falta de valorização de um trabalho artístico original.

gina-castelo-branco-montmartre
Entregamos kits da Montmartre para nossas convidadas ao final do evento (Foto: Acervo Montmartre)

Outro ponto discutido foram as obras de arte nos museus e o sentimento de distanciamento criado por esses lugares na maior parte da população. Por que muitos de nós não vemos o museu como um espaço a ser ocupado, mas sim como um lugar voltado apenas para uma elite ou para pessoas que “entendem” de arte. Essa é uma visão cultural que enraizada no Brasil, que divide a arte entre o que é popular e o que é erudito, distanciando cada vez mais a população do interesse por visitar museus e espaços culturais abertos a todos na cidade. É uma discussão que abrange além de tudo, a própria valorização do que é nosso. Elsa tocou em uma questão importante: nosso patrimônio no Parque Nacional Serra da Capivara e a importância de que o povo piauiense se interesse em conhecer o novo Museu da Natureza. Se vamos tão longe para conhecer importantes lugares pelo mundo, por que não fazer uma viagem dentro do próprio estado para valorizar nosso patrimônio?

Foi muito bacana ter a participação das mulheres da Rede na palestra, comentando, questionando e acrescentando muito para a discussão onde todas nós saímos com muito mais conhecimentos sobre arte, cultura e nosso relacionamento com elas. Ao final, tivemos um espaço de descontração onde pudemos trocar ideias e onde recebi feedbacks positivos sobre o evento.

Comentários
Cultura
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 18h14
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 21°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp